Eduardo de Ávila
Desde tempos já vividos, entre tantos ditos populares, existe a afirmação de que o real prevalece sobre a fraude e a falsidade. Em contraponto, ouvíamos também que “mentira contada mil vezes torna-se verdade”. Esse tem sido o grande legado, triste e sujo, das redes sociais, desde que essas ferramentas se tornaram mecanismos para ação política e ideológica, ardilosamente utilizadas pela extrema-direita em todo o mundo contemporâneo. Trumpismo e bolsonarismo têm sido os maiores usurpadores desse instrumento de desmonte da sociedade.
No nosso caso interno, a disseminação da mentira sobre o PIX deixou explícito que essa gente não tem pudor nem limite para perturbar a vida do cidadão. Aliados de falsos pastores, exploradores da fé de inocentes, esses bandidos agem em conjunto para desestabilizar relações entre pessoas, visando instalar o medo e o caos onde exista resistência a essa corja de vagabundos. Esse caso recente, no qual um jovem deputado – mentiroso contumaz – colocou em pânico muitos brasileiros, é emblemático.
Esse rapaz, em seus devaneios e distúrbios, visando alcançar projetos pessoais de poder, pouco se preocupa com as pessoas. Ele ganhou visibilidade no passado, quando, para atingir seus objetivos pessoais, adquiriu uma arma de fogo e exibiu para se mostrar destemido. Pior, mil vezes pior, que o engodo de um “caçador de marajás” de triste memória. Um jovem precoce, sem compromisso com o social, que aposta na desordem em busca de visibilidade. E tem adeptos, como ele, que posam de bom-mocinho, mas são verdadeiros terroristas em ação 24 horas por dia, todos os dias da semana, meses e anos.

Tenho acompanhado, com interesse nacionalista e pensamento social apurado, todas as movimentações dessa camarilha. São os mesmos marginais que atacaram as medidas de saneamento na época da COVID-19 e – incansavelmente – conspiram contra vidas e direitos dos trabalhadores. No caso do PIX, nem vou entrar no mérito, mas afirmo que a ação desses midiáticos prejudicou todos os brasileiros. É notório que quem desejou taxar essa transação foi o governo que, derrotado, não foi reeleito. Bandidos.
Já contei aqui uma situação sobre uma amiga antiga. Ela me enviou uma fake news, e, por consideração, fui ao seu encontro para lhe dizer e mostrar que era falsa a informação. Ao final, ela, conformada por ter enviado uma mentira, disse: “Queria tanto que fosse verdade.” É assim que esses pilantras agem. Veja o caso dessa professora em sala de aula. A insanidade coletiva, conhecida como “hipnose de massa”, comprova que pessoas estão se deixando levar pela mentira. Por inocência ou mesmo conivência, esses que chamo de “falsos cristãos” e/ou “pobres de classe rica” estão encaminhando o Brasil e o mundo para um retrocesso de séculos.
Observem ao nosso lado: além do preconceito de toda ordem dessa gente (racial, sexismo, gênero, religioso, capacitismo, entre outros), é o mesmo fascismo de sempre. E a reação desses hipócritas contra quem é da resistência é tachá-los de comunistas. Na verdade, eles nem sabem o que isso significa, pois faltaram às aulas de História. O que querem e sonham, na verdade, é com a volta da escravatura, da senzala e das casas cheias de serviçais com mão de obra barata.

Nem vou entrar em outros méritos, assim como pulei a questão técnica do PIX. Mas o que Donald Trump quer é um mundo que se curva ao capitalismo selvagem que defende. O aquecimento global, o derretimento da Antártida e a exploração de suas riquezas, como petróleo, gás natural, ouro, ferro e muito mais, pouco importam aos gananciosos. Para eles, os efeitos climáticos e as catástrofes globais não fazem diferença. E, aqui no nosso Brasil brasileiro, para fechar a conta, não temos lideranças capazes de enfrentar essa bandidagem. Culpa do nosso jovem e frágil sistema democrático.
Os bandidos e seguidores abrigados na sigla do Bozo são nocivos. Pior, não temos partidos consolidados. Entre eles, alguns são inconfiáveis. Tenho votado, por falta de opção, no Lula, mas o PT é de difícil convivência. Acreditam ser os donos da verdade e da moralidade. Ainda sobrevivem. Pior é o PSDB, que já teve a mesma arrogância e hoje está morto. Assim como o Novo (só existe em MG, por obra das nocivas gestões Aécio&Pimentel), um natimorto que, igual aos anteriores, tem a presunção de ser a cereja do bolo. Saudade de Itamar (do Plano Real), Brizola (nacionalista), Ulisses (equilíbrio), Tancredo (conciliador). Nenhum desses que menciono daria espaço para esses malandros de gravata e capital (conquistado pela especulação e exploração).
Em tempo: não sou contra o setor produtivo – desde que com responsabilidade social –, mas que respeitem e não conspirem contra os assalariados que necessitam trabalhar e são a base do capitalismo e de seus ganhos. Mão de obra barata é o seu fiofó! Confio no verdadeiro Deus, aquele que julgará vivos e mortos. Entre os culpados, muitos já estão cumprindo a condenação, ainda respirando o mesmo ar que, felizmente, ainda não é cobrado pelos detentores do poder econômico. Assim será!
Olhar correto e verdadeiro da nossa triste realidade.
Concordo com você Eduardo de Ávila! Infelizmente a mentira existe e contamina, entretanto, a VERDADE TEM VOZ! A Luta Continua! “SIGAMOS”!
E o que mais me assusta, prezado, é saber que o tipo de gente descrito por você está chegando ao poder através dos votos livres daqueles que deveriam combatê-los. Controverso, não??? Na minha opinião, a que não tem a menor importância, pobre de direita é um caso a se estudado pela psiquiatria. Defende o fim do serviço público sem ter dinheiro para contratar o privado. É como o cachorro que cuida da mansão latindo à noite, mas dorme fora da casa. Enfim, sigamos…
Excelente análise. Estou perplexa com o que está acontecendo. E agora, com as big techs, o risco do povo perder a saúde mental e virar robô na mão de malucos bilionários é uma possibilidade a ser considerada. Tempos difíceis.
Opa!
Bom dia.
Tempos difíceis,caro amigo temporão.
Já pensou o estrago _ + ainda _ caso o “rapaz” citado_ será q os residentes do Vilarinho e toda a população Belo-Horizontina lembram dele votando contra os recursos destinados as obras q amenizariam o estrago causados pelas enchentes por ideologia politica,e,ainda debochou do prefeito da época; qdo têem suas residências,comércios,etc… invadidos pela água?! E na reforma tributária em q ele votou contra todas as propostas q beneficiariam o povo brasileiro como um todo?! _ tivesse idade p se candidatar á presidência do País?! Preocupante p dizer um mínimo.
James F. Clarke certa vez disse: ” Um _ mau _ político só pensa na próxima eleição, um verdadeiro estadista,na próxima geração.” É isso! Repito: tempos difíceis, prezado!
Análise boa, amigo. Mas não há como comparar PT e PL e outros partidos de direita e de centro. Se temos hoje políticas sociais que passaram a vigorar novamente após o dilúvio bozolítico, é graças ao PT. Se o desemprego diminui, o PIB cresce, as universidades públicas têm suas portas abertas aos pobres por meio de cotas e tantas outras medidas positivas em favor dos menos favorecidos, o PT e os partidos de esquerda não são tão ruins assim. O PT tem problemas? Sim. Uma das questões é o governo necessitar fazer acordos com parlamentares do mal. Como governar se o parlamento conservador ata as mãos de executivo? Vide a Reforma Tributária.
“Não tem comparação”, mas a arrogância e a prepotência aliadas à pretensão, tem muita similaridade. Se acham, julgam e condenam ao seu critério e interesse.
Ah! E a sacola de rejeito que coloquei não é a mesma do estrume pl22 e sim na da chatice de tucanos e dos novilhos precoces
Muito triste ver como o cinismo e a grosseria estão sendo valorizados. “Líderes” toscos e sem nenhuma empatia com o próximo estão sendo venerados.
Como diz um amigo meu: “a salvação é uma ogiva em cada continente”.