Lula mordeu no arame

Eduardo de Ávila

Fui, assumida e confessamente, eleitor do presidente vitorioso nas últimas eleições. Já desde o primeiro turno, embora não seja petista. E, também nunca neguei, tenho cá minhas críticas a determinadas manifestações dele – como “nunca na história desse país”, ignorando outros chefes de Estado que governaram o Brasil ao longo dos tempos. Getúlio Vargas, pra ficar só num exemplo.

Quanto ao seu PT, desde os tempos de vereança em Araxá – com alguns partidários mantenho boa relação -, igual, e até com mais veemência, mantenho contradições. Sobretudo pela inevitável necessidade de alianças com setores conservadores em busca da construção de uma sociedade mais justa.

Para fechar essa abertura e entrar no pretendido para nossa prosa de hoje, embora até reafirme que se as eleições fossem agora e com o quadro dos seis últimos anos de desgraça, meu voto seria de novo no Lula. Entretanto, ainda que invocando a Santa Ira, não apreciei suas declarações da semana passada. Temos de olhar para frente, pensar no futuro, não remoer fatos – ainda que de um passado recente – (re)estimulando e (re)acendendo o ódio que tanto incomodou a nós todos desde que essa gente inescrupulosa tramou e por pouco não conseguem um golpe do atraso.

Não gostei e acho que ele, Lula, deve uma retratação sobre essas declarações. Entretanto, querer se valer desse descuido para buscar holofote como pretendem bozo e o marreco é o fim da picada. Declarações infelizes como essa do Lula, o ex-presidente fazia várias vezes ao dia durante todo o seu mandato. Não me lembro, e sou criterioso, de ouvir um único entre seus apoiadores manifestar desapreço ou mesmo criticar aquelas aberrações.

Ao contrário dessa gente, que torce pelo insucesso de um governo que está iniciando e precisa consertar inúmeras cagadas da dupla temer/bozo, eu sabia que não ia dar certo. Taí a diferença, militei na oposição por saber o que ambos pretendiam, diferente daqueles que não aceitam um ex-operário e até mesmo – no caso da Dilma – uma mulher serem presidentes – ainda que democraticamente – eleitos. Puro preconceito! Formados em boa parte de eleitores que chamo de fake-cristãos e pobres de classe rica.

Mas, essa declaração – ou afirmação – infeliz do presidente Lula fez com que essa gente e seus líderes – no caso bozo e marreco – tentassem se vitimizar em busca da visibilidade perdida. O fujão, dizem que vai voltar nos próximos dias, tentou, num ensaio à distância, retomar seus devaneios de defensor da  tortura com fatos já esclarecidos de um passado já muito distante.

Já a pseudo vítima, pois não tenho elementos suficientes para avaliar a extensão pretendida pelas partes, tem e merece a proteção em caso de ameaça real. Assim como também, as inúmeras vítimas decorrentes de suas ações – enquanto juiz – que prendeu inocentes, levou pessoas à morte, negociou delações, fechou empresas e condenou milhares ao desemprego, decorrentes de sua atuação tendenciosa no caso que ele e seus miquinhos (procuradores) construíram com power point aos interesses futuros e pessoais de cada um deles.

Se valer dessa, a meu juízo, infeliz declaração do presidente Lula para trazer de volta à cena pessoas como essas espécies do gênero entre o que existe de pior, é, no mínimo, se igualar a eles em suas nefastas atuações e manifestações. Entre alguns que conheço, identifico sim, tais e quais esses seus líderes, mas acredito ainda que muitos foram e ainda continuam sendo enganados. Tudo em nome do anti-Lula, anti-PT e – delirantemente – acham que estamos no comunismo. Que tudo seja apurado, por promotores e juízes decentes, não da estirpe do marreco.

Resumidamente, se esse fato é ou não verdadeiro – não se pode afirmar absolutamente nada, até porque essa gente (bozo, marreco e seus miquinhos) não tem limites morais e éticos -, a derrapada do Lula não se justifica. Esperava dele declarações de um estadista, não de palanqueiro (mitingueiro) num momento ainda tenso das relações institucionais. Mas se valer dessa infelicidade do presidente, como alguns tem tentado, é no mínimo desonestidade intelectual. Taí, a primeira (desonestidade) acompanha muitos deles, mas a segunda (intelectual) é deficiência cognitiva dos mesmos. Bando de bocós!

*
Curta: Facebook / Instagram

 

 

10 comentários sobre “Lula mordeu no arame

  1. Tem que retratar nada não, amigo. Quanto à frase infeliz de fu..r o Moro. Ele só repetiu o que disse quando preso e injustiçado. Quanto à armação, o Brasil ainda verá que Lula tem razão. O presidente Lula não criticou a PF, que agora está sob suas ordens, embora ele deixe clara a independência dessa instituição. Ele duvida da participação do juiz, já provado imparcial e responsável por um dos maiores escândalos jurídicos do mundo.

    1. Acho que um líder, com a difícil missão que assumiu, não deve entrar no jogo dessa gente. É tudo que o retrocesso quer e deseja.
      Suas lutas e tanto sofrimento, ao contrário de lhe permitir essa reação, deveriam nortear suas ações e reações. Precisamos dele no comando da pacificação e não acirrando e reabrindo feridas. Bozo e marreco merecem a condenação do desprezo. É como penso!

  2. Concordo que a declaração foi infeliz, inapropriada até, pelo momento, mas não acredito que ela tenha sido dada “com base em nada”. Como mineiro desconfiado, ainda acho de debaixo desse angu tem carne. Em relação aos eleitos, é preciso entender que a eleição já acabou e é necessário descer do palanque e governar. Governar para todos! Abraços!

  3. Quando alguem começa um texto dizendo que só votou no ladrão de nove-dedos porque era contra o Bolsonaro já sabemos que é petista enrustido que se considera uma entidade intelectualmente superior. Se fingem de enganados como se não soubessem que o atual presidente é um bandido safado. Conversinha mole pra enganar trouxa.

    1. Quando leio gente – como seu caso – acusando pelo prazer do contraditório, sugere que existe quem fale dos outros se vendo no espelho.

  4. Muito bom, dileto amigo.
    Compartilho do sentimento de uns aí acima: retratar nada. O ex-juizeco foi responsável pela morte de Dona Marisa Letícia, do Reitor de Santa Catarina, se nome engano, e de outros mais.

  5. Particularmente entendo que a justificativa apresendata pelo Lula, para não seguir a lista tríplice para escolha do PGR, é mais grave e ofensiva do que esse comentário, porém, esse teve maior repercussão, porquê do outro lado teve como alvo Moro que hoje é senador, além de ser o ex juiz do processo que o condenou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *