Alagoas de encantos mil

Sandra Belchiolina de Castro
sandrabcastro@gmail.com

“Eu quero ver o pôr do sol
Lindo como ele só
E gente pra ver e viajar
No seu mar de raio.”

Assim canta Djavan, músico/poeta alagoano. Alagoas onde o mar é de águas cristalinas de cor verde esmeralda, possui boa gastronomia, rico artesanato e cultura.

Maceió está com sua orla marítima vibrante e cheia de novidades. As praias de Pajuçara e Ponta Verde continuam sendo a melhor pedida para quem quer conhecer e permanecer na capital. Aí encontram-se variadas barracas de praia, feira de artesanato, bons hotéis e restaurantes. Acrescentando a tudo isso, sua bela paisagem que para deleite do turista tem muitos pontos instagramáveis – termo que vim conhecer visitando Alagoas. Que são aqueles que apresentam inovadoras e criativas instalações, tornam-se os queridinhos dos clicks dos turistas. Como a Cadeira Gigante instalada na praia de Ponta Verde. Ela foi colocada na campanha de Maceió é Massa e fez tanto sucesso que permaneceu. Além dela estão também: Trono de Corais, Pin de Localização, Igrejinha do Jaraguá. Contudo, seu cartão postal maior – utilizando linguajar mais antigo – é seu mar e suas piscinas naturais que completam o cenário para boas fotos e memórias dos visitantes.

Seguindo o movimento turístico e suas novas ofertas, os investidores nesse “mar caribenho”, oferecem os beach clubs. Eles são instalações “pé na areia”, com entretenimentos que abrangem gastronomia, música, dança, shows, lounge exclusivos, espaços para relaxamentos, lojinhas diversas, etc. Na praia de Ipioca, cerca de 25 km de Maceió, está o Hibiscus Beach Club que é considerado um dos cinco melhores do país. Eles refinaram o atendimento ao ponto de servir um espumante que carrega a marca Hibisco. Conforme seu sommelier ele harmoniza com variados pratos que servem. 

Na mesma praia e recém inaugurado está o Praêro Ipioca Beach Club que faz parte do complexo hoteleiro de Ipioca Beach Resort, aberto para day-use. O DJ acompanhado de um saxofonista que fica na área de piscina fazem o show que completa o visual da praia paradisíaca. O complexo hoteleiro já recebe turistas com sua ala inaugurada em maio de 2022. Nessa oferece-se regime de meia pensão. Outras três serão ofertadas até o final do ano, uma delas com all inclusive.

 O Patacho é outro beach club despontando nesse cenário. Localizado no município de Porto de Pedras, dista 10 km de São Miguel dos Milagres, litoral norte. A praia de Patacho é a primeira de Alagoas que recebe o selo internacional de Bandeira Azul. Isso significa que ela atendeu os critérios que envolvem qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, ou seja, uma gestão ambiental de qualidade. Os requisitos devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. A ONG responsável pela classificação do Programa Bandeira Azul é a Foundation for Environmental Education (FEE). Programa iniciado na França em 1985. No Brasil, país de vasta costa banhado pelo oceano Atlântico, ainda tem poucas praias que possuem importante título de qualidade ambiental.

Assim, o turismo alagoano cresce, acolhe e encanta seus turistas. Que venham muitas Bandeiras Azuis “e gente para ver e viajar no seu mar de raio”.

*

Foto: Ricardo Babachinas

*
Curta: Facebook / Instagram

Um comentário sobre “Alagoas de encantos mil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *