Categories: COVID-19

Dormência

Dormência – Foto da autora – Vila Lorandi em 18/07/21
Daniela Piroli Cabral
contato@danielapiroli.com.br

O mais previsível da vida é a morte. Essa é a verdade mais evidente. Mas a certeza dessa realidade nos aflige de tal maneira que preferimos ignorá-la e, para driblá-la, fazemos malabarismos. 

A gente se finge forte e eterno. A gente voa, cria, trabalha. A gente experimenta, se expande, se imagina imortal. 

A gente bebe espumante, se alimenta de frutas da estação e de risoto de cogumelos. A gente ama e faz planos para o futuro.

A gente vai à praia, toma banho de mar e água com gás. A gente caminha e escala montanhas.

A gente se acha dono do tempo, quer controlar a vida, disciplinar os desejos do outro. A gente se multiplica, se reproduz, querendo o infinito. 

A gente anda de bicicleta, faz pudim de leite condensado, tira fotos e posta a vida nas redes sociais. O que a gente posta mesmo é o nosso medo da morte, o medo de não ter vivido.

Porque a verdade inequívoca é que a gente é tão humano como roupas estendidas nos varais. E a vida é tão imponderável que deixá-la seguir no seu fluxo parece um desaforo.

A morte nos iguala em todas as dimensões, mas a gente insiste em querer ser diferente, exclusivo, único, especial. 

Escrevo hoje do Rio Grande do Sul, gosto de escrever quando estou aqui. Meu olhar daqui é de estrangeiro, então as paisagens sempre me inspiram muito. Agora o frio está rigoroso, faz entre um e nove graus lá fora. Fico de pijamas e casaco a maior parte do dia. Escrevo. O vento é forte e seu barulho é um uivo contínuo, como nos filmes de terror.

Os álamos e plátanos estão secos, as folhas decíduas caíram todas. Os pomares de maçã e os parreirais também estão sem cor, aparentemente mortos pela aridez do inverno. Não há colheita, só geada. Todos eles estão dormentes, recolhidos, à espera do tempo. São pacientes e sábios, esperam a rigidez do inverno passar para voltarem a brotar. Sabem se proteger. Sabem perceber os sinais dos ciclos para serem o melhor que podem ser. A sabedoria da natureza está explícita por aqui.

Vendo os ciclos de transformações definidos pelas estações do ano, eu penso em alinhar os meus próprios ritmos, a me recolher um pouco mais, um convite a viver mais integrada com a natureza. Ao me harmonizar com os ritmos das estações e do meu próprio corpo, eu me respeito e isso me traz conforto e paz.  

Ontem à noite, a morte nos visitou. A morte, toda concreta em sua irreversibilidade. Um denso nevoeiro invadiu os corações e obscureceu os olhares. Tudo ficou mais frio e cinza, a vida entrou em dormência permanente. E, apesar de toda luz e calor de um verão precoce ao redor, ela não vai mais brotar, não acorda mais.

Tomara que as dores da morte se curem e cicatrizem como as feridas no braço de uma criança.

Daniela Piroli Cabral

Recent Posts

Transparência nossa de cada dia

Eduardo de Ávila Se tem algo que não aprendi, embora estímulos não me tenham faltado,…

6 horas ago

Só — Capítulo 5

Victória Farias Capítulo 5 Era três e vinte da manhã quando o celular tocou, despertando…

24 horas ago

Amor à primeira vista

Silvia Ribeiro Quando ouvimos alguém dizer que apaixonou-se à primeira vista, parece meio piegas, e…

1 dia ago

Queda segura

Mário Sérgio Tarde chuvosa em BH. Início do terceiro milênio e, apesar das expectativas de…

2 dias ago

Certas Noites

Rosangela Maluf Às vezes algumas lembranças me passavam pela cabeça. Em noites de ilusão, desencanto…

2 dias ago

O Retorno de Pablito

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Semana passada recebi uma recomendação médica inusitada: nos próximos 60 dias devo…

3 dias ago