Categories: Guilherme Scarpellini

#SomosTodosAroeira

Divulgação/GettyImages
Guilherme Scarpellini
scarpellini.gui@gmail.com

Imagine a cena: o presidente da República, esgueirando-se do local do crime, com um pincel e um pote de tinta preta nas mãos. De bate-pronto, você diria tratar-se de um genocida, que planeja pintar o Brasil de luto.

Outro, com o olhar mais romanceado da coisa, apostaria na ação de um cavaleiro do apocalipse. Ou melhor, do próprio cavalo, disposto a apagar os lampejos das artes e da ciência com uma só demão de estrume.

Acrescente ao cenário uma cruz vermelha na parede. Com o pincel e a tinta preta, puxe, mentalmente, uma perninha aqui e um bracinho ali. Veja o que restou: não mais o símbolo universal da vida, mas outra cruz, uma bem mais ao estilo dos facínoras.

Pensa que acabou? Esforce-se só mais um pouco. E tente conceber as seguintes palavrinhas, que parecem saídas da boca do esgoto: “Bora invadir outro?”.

Agora, sim, a obra está completa!

Eis a caricatura grotesca do messias das trevas que propaga violência, desinformação e desunião. E que incita o rebanho do chiqueirinho do Alvorada a invadir hospitais de campanha contra os esforços de governadores e prefeitos na proteção à vida.

A imagem que você idealizou tem autoria — além de todos os artistas, jornalistas, cientistas e este cronista que assinamos embaixo com ele: o grande cartunista Renato Aroeira.

Claro, há quem não gostou — advinha quem? Tudo depende da sua imaginação, a menos que você não tenha a mente poluída o bastante para idealizar tamanha aberração.

Não só não gostou como foi além. E mandou investigar o artista, com base na lei de segurança nacional. Agora querem enquadrá-lo no artigo 26, que utiliza 386.658.154 palavras difíceis para dizer uma só, não menos intragável: censura.

Mas aqui, não. Censores não passarão. Porque #SomosTodosAroeira.

Em solidariedade ao cartunista, artistas lançaram abaixo-assinado e a campanha #SomosTodosAroeira no Twitter (Divulgação/Twitter)
Guilherme Scarpellini

Share
Published by
Guilherme Scarpellini

Recent Posts

Ainda pouca mas bendita chuva

Eduardo de Ávila Depois de cinco meses sem uma gota de água vinda do céu,…

14 horas ago

A vida pelo retrovisor

Silvia Ribeiro Tenho a sensação de estar vendo a vida pelo retrovisor. O tempo passa…

2 dias ago

É preciso comemorar

Mário Sérgio No dia 24 de outubro, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate…

2 dias ago

Mãe

Rosangela Maluf Ah, bem que você poderia ter ficado mais um pouco; só um pouquinho…

3 dias ago

Calma que vai piorar

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Depois que publiquei dois textos com a seleção de manchetes que escandalizam…

3 dias ago

Mercados Tailandeses

Wander Aguiar Para nós, brasileiros, a Tailândia geralmente está associada às suas praias de águas…

4 dias ago