La Vita è Bella
Life is Beautiful
Vivemos um momento sem precedentes na história da humanidade. Estamos em guerra sim! O inimigo? Invisível aos olhos. É urgente que o brasileiro adote novas posturas e não menospreze a gravidade dele.
Isso implica responsabilidade de cuidados com a própria vida e com a do restante da humanidade. Momento que nos leva a refletir sobre o que é essencial – vejam texto de Daniela Piroli dessa semana.
Compreendi a gravidade do estava acontecendo na China desde o início, final de janeiro. É a primeira vez na aviação que ocorre procedimentos de cancelamentos e redirecionamentos de voos, ação provocada por um vírus.
Quando o Coronavírus começou sua proliferação na Itália, não tive dúvidas de que seria uma GUERRA MUNDIAL. Qual é o melhor remédio até o momento? Prevenção.
Com a bandeira levantada e tentando alertar o máximo de pessoa que posso, tenho seguido por esses dias. Mas tem outro lado do essencial…
Ontem à noite fui contar historinhas infantis para o João – meu neto. Ele adora a do Chapeuzinho Vermelho e dos Três Porquinhos. Lembrei-me do filme A Vida É Bela entrando com ele nesse mundo da fantasia.
A Vida é Bela, filme italiano de 1997, dirigido e estrelado por Roberto Benigni. No enredo, uma família judia é levada para um campo de concentração alemão, na época da Grande Guerra. Ali a mãe é separada do filho (Giosué) e do pai (Guido).
Naquele ambiente hostil, o afetuoso Guido consegue fazer que seu filho acredite que tudo que ele está vivendo faz parte de um jogo. E de forma lúdica e fantasiosa, protege a vida da criança.
Giosué no final sai vitorioso, com vida e ganha de prêmio um “tanque de guerra.”
Vivemos esse momento de cuidados e prevenção da saúde, reorganização do trabalho, reflexões sobre o que é essencial, planejamento da casa, alimentos e nem sei listar o que abarca o essencial de cada um.
Fato é, precisamos acreditar na vida e fantasiar sem alienar.
Guido Orefice salvou seu filho por ter plena consciência do que estava acontecendo e criou estratégias de sobrevivência para ele.
Assim, pretendo fazer e incentivar familiares, amigos e o máximo de companheiros nesse momento.
Cuide-se e de toda humanidade prevenindo e seguindo as orientações dos órgãos de saúde.
Informe-se para montar suas estratégias de sobrevivência.
Fantasie porque ela também é essencial para nossa sobrevivência.
A Vida é bela e ela continuará, mas a humana … Somente se nós unirmos.
Precisamos entender mais uma vez o conceito budismo de esho funi – a inseparabilidade do ser humano com o meio ambiente é explícita mais uma vez. Tudo que fizemos com o meio ambiente (a causa) será retornado para nós (efeito).
Agora, no hemisfério norte, a primavera chega e com ela o desabrochar das flores.
Alheia as filas, aos hospitais, as quarentenas, a vida segue seu ritmo na dança primaveril.
Também, no hemisfério sul a vida mantém seu ciclo. Aqui ela desapega no outono, solta as folhas velhas para chegada de novas após o inverno.
Eu?
Quando a primavera chegar, quero ganhar um prêmio. E, meu tanque de guerra será caminhar com leveza, sentindo a brisa no meu rosto e sabendo que vencemos juntos. E você?
Wander Aguiar Lembram do churrasco na Palestina? Pois bem, esqueci de apresentar um personagem inusitado…
Sandra Belchiolina sandra@arteyvida.com.br Voo, Voa, avua, Rasgando o céu, Voo no deslize. Voo, Avua, Rasgando…
Daniela Piroli Cabral contato@dnaielapiroli.com.br Hoje, dia 20 de Novembro, comemora-se mais um dia da Consciência…
Eduardo de Ávila Assistimos, com muita tristeza, à busca de visibilidade a qualquer preço. Através…
Silvia Ribeiro Nas minhas adultices sempre procurei desvendar o processo de "merecimento", e encontrei muitos…