Pequeno texto feliz - Fonte: Pixabay

Pequeno texto feliz para pequenas coisas felizes

Daniela Piroli Cabral
danipirolicabral@gmail.com

(texto editado em 02/04/24; texto original publicado em 04/01/23)

Quanto mais eu vivo, mais eu me convenço que o verdadeiro valor da vida reside na possibilidade de ser livre, de renunciar às prescrições dos cronogramas e aos tempos dos relógios e dos calendários. Há muito tempo deixei os planejamentos e as planilhas anuais. Na cadência da rotina muitas vezes imposta, prefiro seguir o tempo do sol e do meu próprio desejo. 

Tem horas que a gente não quer fazer força, nem previsões. E, às vésperas de aniversariar, estou em balanço e a minha única certeza é que, nesse novo ano, quero deixar espaço aberto para o ócio, lacunas para o imprevisto, brechas para o improviso. 

Quero poder andar distraída, olhando para o céu ou para o chão. Quero ver gente que a gente não vê. Gente invisível, presenças que não podem ser desperdiçadas.  

Quero ter tempo para escutar e para poder narrar o mundo com minhas próprias palavras, pronunciadas ou escritas. Palavras essas que sempre me salvam, me consolam e me organizam. 

Quero sustentar a satisfação de me manter em movimento e responder com dignidade às convocações para insistir na vida, para persistir no que ainda não conheço. Quero saber valorizar os afetos para que eu nunca perca o amor à vida.

Quero não me importar com as coisas perdidas e saber renunciar às coisas esquecidas. Quero a natureza, o café, a música e os livros.

Cada vez mais me convenço que as grandes conquistas se fazem mesmo é no pequeno mesmo, no dia-a-dia. As batalhas que realmente importam são travadas na intimidade do coração. As grandes satisfações acontecem sobre a comida fresca preparada na domesticidade do lar, sobre breves encontros que ressoam de maneira determinante em nós.

É sobre coisas efêmeras que se impregnam na gente. Sobre o jantar improvisado com os restos da geladeira preparado com calma e amor. Sobre o gesto singelo de se apanhar um copo d’agua. Sobre a leitura de palavras honestas que atravessam o nosso ser e catalisam mudanças.

Pode ser que esteja envelhecendo, mas já sei há um bom tempo que estou cada dia mais perto da morte. Sei que ela me visita todo dia a cada por do sol e que preciso das brechas para não ver os dias se dissiparem.

Sei também que a gente não tem nada. A gente tem só um coração disponível para o amor. Para o amor e para este instante.

*
Curta: Facebook / Instagram

Um comentário sobre “Pequeno texto feliz para pequenas coisas felizes

  1. Obrigado pelo lindo texto! Que bela reflexão que suas palavras escritas me causaram. Realmente, na vida há tempo de tudo, também de plantar e de colher. Quanto mais idade a gente acumula, mais sábio ficamos, isso chama-se experiência. Hoje eu curto minha família, aproveito minha esposa, meus pequenos filhos Lis (4) e Davi (3). São meu combustível diário e assim caminho nesta Terra com minhas completas 40 revoluções em torno ao Sol. Gosto do cheiro de terra molhada, do orvalho das manhãs, do cheiro do café. Quão singelo é a vida quando paramos de pedir e começamos a agradecer, a ter gratidão. Abraços e axé.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *