Família Silva

Luciana Sampaio Moreira

Basta juntar mais de dois dos 11 irmãos da Família Silva para qualquer encontro virar evento social. Frutos do casamento de Sebastião e Maria Francisca, povo de Abre Campo/Matipó que experimentou o êxodo rural da década de 1970 para tentar uma vida melhor na capital mineira, eles têm a capacidade de ver o lado bom de tudo. Apesar dos desafios  – quem não os enfrenta? – sabem fazer a vida valer muito a pena.

Convivo e observo esse pessoal há 13 anos na condição de agregada. Mesa farta, conversa variada, respeito às peculiaridades de cada um e presença de todos naquela farra que eles fazem sempre. Ali ninguém fica de fora e quem chega é sempre muito bem recebido.

O Whatsapp da Família Silva é o que se pode chamar de case de sucesso. E quando o clima esquentou, na época das eleições presidenciais de 2022, a “brigada de incêndio” atuou com efetividade para manter a união.

Foram esses Silvas que estiveram em Catas Altas no dia 16 de setembro para participar do casamento da neta, sobrinha e prima Nádia, filha de Eloisa e do genro Edson. Ali, tendo o céu do anoitecer e a muralha de pedra que enfeita a cidade que ela e Thiago disseram sim para suas famílias e para os amigos.

Por convicções políticas e filosóficas, o noivo não aceitou a cerimônia religiosa. Mas para tudo dá-se um jeito. Não teve padre mas vieram duas tias da noiva. Ana Maria e Maria José (Maju), primeira e quarta filhas respectivamente, são duas mulheres sábias que, além de mães e trabalhadoras, desde jovens atuam na Igreja Católica.

Foi assim no bairro Urca, onde a família morou quando veio para Belo Horizonte e atualmente na Paróquia de Nossa Senhora da Boa Nova, na região do Nacional, em Contagem, onde são ministras da Eucaristia, ministras da Palavra, membros de grupos, palestrantes etc.  A elas foi confiada a condução de uma cerimônia repleta de emoção e de palavras de encorajamento e afeto que acalentou todos os corações presentes.

Depois veio a recepção. E mais uma vez eles confirmaram a tradição. Sabem fazer festa como ninguém! Tudo lindo e gostoso demais, música da melhor qualidade e muitos encontros e conversas. A ocasião vai ficar na memória.

Para firmar o aprendizado dessas coisas todas, a geração dos bisnetos marcou presença. O pajem responsável pelas alianças foi o sobrinho de Nádia, Arthur, que é o primeiro bisneto. A dama foi a segunda bisneta, Valentina. Luiz Otávio não foi porque a mãe dele está de repouso, tentando acalmar o sapeca do Enrico, que já tentou chegar antes do tempo regulamentar.

Como já tem casamento programado para abril de 2024, o da Luana, terceira filha da Ana Maria e de Luiz, a aura alegre da festa de Nádia e Thiago deverá permanecer acesa. E com ela o amor, sentimento que só se torna realidade quando se perpetua.

Felicidades aos noivos e obrigada Família Silva, por tanto!

6 comentários sobre “Família Silva

  1. Não conheço a família,porém como trabalho com um dos membros da família Luiz, vulgo ( Luizão da Nestlé). Ele sempre fala de sua família com muito amor e dedicação. Ele faz nos sentir da família. Uma família aconchegante, humilde e de caráter. Que Deus os abençoe sempre com sua eterna bondade.

  2. Amei o texto ! Conheço alguns membros desta família e sei que são bons parceiros de festa e de reza tb! Parabéns pela família maravilhosa!!viva os noivos!!

  3. Este é um lindo relato sobre o que é família, na acepção e plano divino do termo. Como Deus fez. Parabéns, família Silva!
    É possível, é belo, é Amor puro. Um registro delicado de esperança, Luciana.
    Conheço duas famílias também assim: os Oliveiras, do bairro Saudade, que se espalharam pelo mundo, e continuam em união genuína. E uns japas de SP, que mesmo na reserva natural do DNA, se dão uns pelos outros em amor e convivência.
    Registro aqui porque é preciso mostrar estes exemplos sim! É preciso ver que a família é linda, um projeto belo, saudável, agregador, divino, humano, espiritual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *