Certa manhã, na bucólica e ensolarada de Cumuruxatiba, em prosa com meu amigo/poeta Tristão Macedo, descobri o que é o movimento poético que carrega o nome de aldravia, que é uma palavra derivada de aldrava, antigo batedor de portas das cidades históricas mineira. Utilizado para anunciar a chegada de alguém. E aldravia o que é?
Denominado Movimento de Arte Aldravista e foi criado por intelectuais da cidade mineira de Mariana. Possui como objetivo democratizar o acesso à literatura e às artes plásticas, tanto para sua produção como leitura. O Aldravismo é considerado a primeira forma de poesia genuinamente brasileira por universidades brasileiras, portuguesas, francesas e outras sociedades de poetas pelo mundo. Há um projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para incluir a aldravia no patrimônio histórico, cultural e imaterial de Minas Gerais¹.
A proposta do movimento é criar arte “que abre portas para interpretações inusitadas dos eventos cotidianos, em relatos daquilo que só o artista viu…O primeiro legado do aldravista foi a ideia de organização do mundo artístico a partir do conceito de metonímia: porções constitutivas das coisas podem representa-las muito bem, no mundo das significações. ²
Aldravia é uma forma poética minimalista de expressar emoções e percepções. A psicanálise lacaniana conhece bem o que seria metáfora e a metonímia no discurso do falasser (sujeito afetado pelos efeitos do significante – conforme Lacan). O importante para o analista lacaniano é marcar para seu paciente aquelas palavras que são seus significantes – que são as marcas de seus viver, o que produz efeitos no seu sintoma.
E, a aldravia mostra-se como expressão de significantes na poesia.
Assim, tento minha primeira aldravia:
Psicanálise
sintoma
embaraço
desatino
desembaraço
saber
falasser
1 – https://jornalvozativa.com/cultura/aldravia-patrimonio-historico-cultural-imaterial-mg/
2 – https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/3797797