Momento fugaz – o universo e seus espetáculos

Sandra Belchiolina

“Existe um momento na vida de cada pessoa que é possível sonhar e realizar nossos sonhos…
e esse momento tão fugaz chama-se presente e tem a duração do tempo que passa…”

Compartilhei desse sentimento de Mário Quintana quando no dia 19 de junho de 2023 estava na sacada da casa de minha filha e contemplava a beleza do céu do inverno próximo. Meu olhar direcionava-se para a estrela maior e mais brilhante que entrava na minha mira, e… outra começou a despencar do céu. Uma estrela cadente?

Momento fugaz de rara beleza e na ligeireza de seu tempo, permitiu-me somente ficar em êxtase. Momento epifânico e único! Sua trajetória iniciou com um ponto de luz em decadência e em segundos adquiriu uma cauda longa, vermelha e brilhante. Já sabia que alguns corpos celestes ao entrarem na atmosfera terrestre ficam incandescentes. Pensar na imensidão do universo e presenciar o “show da vida” – diria que dos céus, para brincar com a expressão, foi um presente. Um encantamento com o inesperado espetáculo cósmico se dá.
No dia seguinte, buscando na internet, pude constatar que a exibição universal foi avistada em Minas Gerais (onde estava), Espírito Santo, Goiás e São Paulo. Era realmente um meteoro, poeticamente conhecido como estrela cadente.

Momento fugaz – dos seus 30 segundos de passagem à eternidade das memórias daqueles que o vivenciaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *