Sandra Belchiolina
sandra@arteyvida.com.br
Escrevo do dia 26 de outubro de 2022, precisamente minha última postagem antes das eleições históricas no Brasil. Minha primeira intenção era falar das belezas do nordeste, mas estamos vivendo dias de tensão e esperança para o resultado do dia 30. Resolvi dar as duas notas.
Primeiro falo da urgência do momento e sobre repensarmos se queremos nos manter num regime democrático com liberdade de expressão, avanços sociais, viver num Brasil onde as pessoas dialogam e dão um não para o mal-estar gerados entre amigos, colegas e parentes pela imposição de jargões pré-estabelecidos pela mídia, especialmente a virtual.
Diante desse contexto de violência corporal e psíquica em que vivemos há quatro anos e ameaças às instituições que mantém a democracia, os a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – EPFCL-Brasil e em especial cito o Fórum de Belo Horizonte, o qual faço parte, se posicionam em favor da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Repasso os posicionamentos na íntegra:
“Neste momento crucial de nossa história, a Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano – Brasil se soma ao campo democrático da sociedade em apoio à eleição do candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva. A psicanálise está do lado da ciência, da educação, da arte, da saúde pública, da diversidade e do respeito à palavra e sua relação com a verdade. Sem a democracia nada disso é possível”
E o Fórum de Belo Horizonte: Diante das graves ameaças à ruptura do processo democrático no Brasil e dos reiterados ataques às instituições, os psicanalistas membros do Fórum do Campo Lacaniano de Belo Horizonte declaram apoio irrestrito à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. Estamos decidindo não entre duas pessoas, simplesmente, mas entre dois projetos de um lado a barbárie e a morte, e do outro, a democracia, a justiça social, a esperança e a vida.”
Fui questionada com relação a nossa manifestação – “psicanalistas não deveriam falar de política”. Podemos sim, e a psicanálise é viva. Acolhemos todos os tipos de pessoas com seus sofrimentos e um psicanalista não tem preferências religiosas e nem política no setting analítico, mas temos um dever ético diante da sociedade. Portanto, na clínica não temos religião e candidato político, mas a psicanálise e as instituições que realmente responderam por ela, se manifestaram nesse momento de grande sofrimento da nação. Fato histórico, pois não é usual.
Dito isso, darei uma pincelado no assunto “nordeste e seu turismo”. Visitando os estados de Alagoas, Paraíba e parte da Bahia nos últimos dois meses, tive a grata constatação de ver um nordeste pulsante, impulsionado pelo turismo e avanços diversos. As capitais Maceió e João Pessoa estão lindas e preparadas para o fluxo turístico. Arraial d’Ajuda parecia estar em alta temporada, com muitos turistas e as ofertas dos equipamentos turísticos em pleno “vapor”. O mesmo digo da encantadora Caraíva, cidade com diferencial por manter-se bucólica, nas suas ruas de areia não transitam carros e a locomoção é feita a pé ou pelas carroças com tração animal.
Esse verão promete muito sol e alegrias para o povo brasileiro. Fica meu desejo que também a esperança e a democracia estejam, também, bem vivas.
FELIZ VOTO DE PAZ E AMOR!
*
Excelente texto, Sandra. Reflete nosso momento conturbado! Parabéns
Excelente texto, Sandra. Reflete nosso momento conturbado! Parabéns!
Aqui, oh! “Em Minas Gerais, alegria é guardada em cofres catedrais. Bendito é o fruto, bendito é o fruto ,bendito é o fruto dessas Minas Gerais…” Este País vai ficar devendo mais uma ao belíssimo Nordeste Brasileiro.
Não passarão!
Forte abraço.
Parabéns pela conduta e apoio a quem realmente se preocupa com o povo brasileiro.