Categories: Convidados

Impassibilidade

Impassibilidade – Foto: Pixabay
Leānder Quadragesimae

“Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você”. Friedrich Nietzsche.

Há um bom tempo percebi que a realidade não me assusta mais e nem me surpreende. Essa postura blasé, objeto de inúmeras discussões nas minhas aulas de Sociologia, começou a fazer parte da minha rotina na surdina e devagarzinho ganhou espaço. Não tenho consciência se foi pelo cansaço, pandemia ou falta de vergonha, mas não posso deixar de expressar minha profunda tristeza em perceber que o “absurdo” de antes, passou a ser indiferente. 

Não me refiro aqui somente a naturalização da violência (que estamos todos sujeitos), a banalização de declarações horrendas de estadistas, a atividade incansável de ignorar uma moto roubada no status de alguém, uma abordagem truculenta policial ou uma briga de trânsito. Me refiro também a apatia à medida que vejo alguns amigos se distanciarem, de tarefas – antes importantíssimas – sendo deixadas de escanteio, e na desesperança contínua em querer simplesmente não fazer mais força para que as coisas aconteçam. 

Ainda ando ressabiado com o discurso do autocuidado e das pequenas coisas (como descrevi no texto da última semana). É muito difícil imaginar, no fim de uma terça-feira à noite, que lavar minha pele com um sabonete La Roche-Posay de R$ 80,00 pode apagar o rombo no meu peito de ter assistido uma fila de miseráveis esperando ossos em um açougue para não passar fome. Ao mesmo tempo, o que ninguém acreditaria, é que talvez se eu passasse por esta fila na terça-feira de manhã, ela não me abalaria.

*
Curta: Facebook / Instagram

 

Blogueiro

Recent Posts

Dezembriar

Silvia Ribeiro Então é dezembro. Hora de pegar a caderneta e fazer as contas. Será…

19 minutos ago

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

18 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

1 dia ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

2 dias ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

3 dias ago