Categories: Guilherme Scarpellini

Adeus, Charlie Watts

Guilherme Scarpellini
scarpellini.gui@gmail.com

Quando Charlie Watts, o lendário baterista dos Rolling Stones, sentava atrás de seu instrumento, era como se estivesse sorvendo chá. Com a postura de um lorde inglês, Sir Watts empunhava a baqueta por entres os dedos da mão esquerda, movimentando-a com tamanha delicadeza, que parecia manusear uma xícara de chá.

Sempre impecável no seu terno alinhado, preciso como um metrônomo e ostentando aquela invariável expressão de “tanto faz” no rosto, há meio século e mais um pouco Watts vinha fazendo rock and roll com seus companheiros de banda. Ou, melhor, vinha fazendo do trabalho pesado de um baterista de rock um singelo chá das cinco entre bons amigos. Até que, nesta semana, a xícara quebrou. E os Rolling Stones perderam uma pedra — preciosa —, que nunca mais rolou.

Watts funcionava mesmo como um chá das cinco após mais um dia de sexo, drogas e rock and roll no planeta Stones. A sua calmaria de camomila destoava da energia eletrizante de Mick Jagger. Suas batidas firmes e viradas metricamente precisas antagonizavam os improvisos loucos dos roqueiros Keith Richards e Ron Wood.

Rolling Stones é blues, mas Watts sempre foi jazz. Caos e ordem convivendo em plena harmonia durante todos esses anos. Ternos de alfaiataria em meio a calças rasgadas e jaquetas de couro. A única mente sóbria. O único Stone de uma mulher só. Quem, em sã consciência, poderia apostar que daria certo? Foi um homem discreto e careta que assumiu as baquetas na maior banda de rock do mundo.

Errado que não podia dar mais certo, Watts foi a pedra fundamental para fazer de uma banda de rock os Rolling Stones que são.

Obrigado por ter existido. Adeus, Charlie Watts.

Guilherme Scarpellini

Share
Published by
Guilherme Scarpellini
Tags: crônica

Recent Posts

Pra onde tenha Sol É pra lá que eu vou

Sandra Belchiolinasandra@arteyvida.com.br Essa é a introdução da música “O Sol”, da banda Jota Quest. A…

2 horas ago

Cafarnaum

Daniela Piroli Cabral danielapirolicabral@gmail.com Ultimamente, tenho me interessado muito pelo campo das palavras e sobre…

1 dia ago

Reencontro de milhões

Luciana Sampaio Moreira Espero com uma ponta de ansiedade e alegria, a chegada do cartão…

2 dias ago

Transparência nossa de cada dia

Eduardo de Ávila Se tem algo que não aprendi, embora estímulos não me tenham faltado,…

2 dias ago

Só — Capítulo 5

Victória Farias Capítulo 5 Era três e vinte da manhã quando o celular tocou, despertando…

3 dias ago

Amor à primeira vista

Silvia Ribeiro Quando ouvimos alguém dizer que apaixonou-se à primeira vista, parece meio piegas, e…

3 dias ago