Esta tarde, levei meus dois filhos para andar de bicicleta em uma rua a um quarteirão de nossa casa. É uma rua plana, especialmente calma aos feriados, onde só existem casas e não passa quase carro nenhum.
Ao chegarmos, avistamos um grupo de meninos, de idades aparentemente próximas às deles, com suas respectivas “bikes”.
Logo, disse aos meus:
– Vão lá fazer amizade!
Como se fosse fácil assim.
Um pouco tímidos, eles rodearam os garotos, exibindo manobras e algumas pedaladas ágeis.
Surtiu efeito. Logo, se cumprimentaram e perguntaram os nomes uns dos outros. Em poucos minutos, estavam batendo papo e pedalando juntos.
Passado algum tempo, saiu um garotinho de uma das casas que ficam na rua, com sua bicicleta. Ele rodeou o grupo, mas não lhe deram muita atenção.
Fiquei observando a cena um pouco incomodada, à espera da oportunidade de sugerir a um dos meus filhos que chamasse o que estava de fora para o grupo.
Eis que num momento, ouço o grito de meu escandaloso caçula. Ele havia se estabanado e caído de lado, junto ao passeio. Ao ir a seu encontro, percebi o tal garotinho aproximar-se e oferecer ajuda naquela aflitiva situação. Embalaram em pleno assunto, quando o mais velho juntou-se a eles.
Ao perceber que o pequeno não conseguiria mais pedalar, sugeri que fôssemos embora. Então, o garotinho gritou para sua mãe, que estava à sacada:
– Posso ir à casa deles?
E foi assim que voltei para casa com três meninos recém amigos, de uma amizade feita nos moldes de antigamente. Na rua, ao ar livre, com a perna esfolada, mão estendida e solidariedade.
Como se fosse fácil assim.
*
Silvia Ribeiro Eu peço ao Deus do amor... Que não me deixe em paz e…
Mário Sérgio Em algum programa humorístico, enquanto passo desinteressado os canais da televisão, vejo um…
Rosangela Maluf Não fazia muito tempo que a discussão havia ocorrido. Cada um teclava de…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Ao ouvir três batidinhas em sua porta às 6:00 da manhã, inseguro,…
Wander Aguiar Lembram do churrasco na Palestina? Pois bem, esqueci de apresentar um personagem inusitado…