Categories: Sandra Belchiolina

Ecoturismo: um forte aliado da vida

Ecoturismo: um forte aliado da vida – Lapinha da Serra – Sandra Belchiolina
Sandra Belchiolina
sandra@arteyvida.com.br

O mês de março se inicia com o Dia Nacional do Ecoturismo – dia 1. E, comemorando a data que considero importante para discussões da atividade, partilho um trecho do meu artigo: Práticas Educativas e Interativas nas Unidades de Conservação Brasileiras.

O território brasileiro é composto por diferentes ecossistemas: Cerrado, Pantanal, Floresta Amazônica, Caatinga ou Semi-árido, Mata Atlântica, Floresta Araucária, Campos do Sul, Manguezal e as Zonas Costeiras ou Insulares, o que justificou a criação de várias unidades de conservação no país.

Consequentemente, as populações locais desses ambientes apresentam um modus vivendi diferenciado e em conformidade com o tipo de ecossistema do seu habitat. Essa biodiversidade é uma riqueza para educação ambiental e o ecoturismo.

Cabe à educação ambiental, como processo político e pedagógico, formar o cidadão com conhecimento interdisciplinar baseado em uma visão integrada do mundo

O ecoturismo é um movimento que se expande e tem entre seus objetivos a educação ambiental.

A EMBRATUR (1994) define ecoturismo como “um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações envolvidas”. 

Esta definição abarca vários aspectos fundamentais para o ecoturismo. O primeiro, refere-se ao patrimônio natural e cultural cuja orientação direciona para sua utilização de forma sustentável, ou seja, com respeito ao meio ambiente natural e construído.

Sabendo-se que os recursos naturais são limitados e tendo a comunidade receptora sua expressão vivencial inserida num espaço geográfico, a interação entre os elementos do tripé “comunidade/turista/meio ambiente” deve ser feita de forma harmoniosa

E, nesse aspecto, é muito importante a conscientização e educação sobre a riqueza do meio ambiente no que tange seu aspecto tanto natural como cultural. Configuração que gera valorização tanto da comunidade receptora como a visitante.

Sandra Belchiolina

Outro fundamento está na preservação e conservação dos recursos naturais e culturais.

Assim, empresas governamentais, ONGs, iniciativa privada, comunidade e turistas praticantes do ecoturismo devem, antes de tudo, incorporar os princípios conservacionistas/preservacionistas

O terceiro fundamento é a interpretação ambiental, aquela que dá significações geográficas, históricas e sócio-culturais ao meio ambiente natural e ao construído pelas ações humanas. 

Por último, tem-se a orientação para a valorização das identidades dos autóctones, favorecendo uma distribuição de renda e melhorando a qualidade de vida da comunidade e o seu bem-estar, com a prática do ecoturismo em seu território. 

A prática exige articulações entre os gestores municipais, o empresariado, o meio-acadêmico e a comunidade local em prol da manutenção do espaço natural e sócio-cultural nas destinações turísticas especializadas neste segmento do turismo. 

Exige também a existência de espaços naturais preservados podendo ser geralmente Unidades de Conservação (UC).

Desta forma, o planejamento e a gestão do ecoturismo deverão ser capazes não somente de ordenar o meio ambiente físico como também de conscientizar os turistas e moradores locais sobre como preservar este ambiente. 

A dupla educação ambiental e ecoturismo são forte aliados para que a vida permaneça no planeta Terra, conscientizando cidadãos para uma visão integrada do mundo. Ou seja, todos seus atos terão causas e efeitos.

O ecoturismo reafirma essa educação e a amplia num processo vivencial e de integração pessoa/mundo nas vastas formas de vida.

 

Sandra Belchiolina

Share
Published by
Sandra Belchiolina

Recent Posts

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

5 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

12 horas ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

1 dia ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

1 dia ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

2 dias ago

Assumir

Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…

3 dias ago