Categories: Sandra Belchiolina

Experiências e emoções numa viagem

Foto: Sandra Belchiolina
Sandra Belchiolina
sandra@arteyvida.com.br

Conversando com Marcelo, artesão da loja “Coco e Prata”, em Milho Verde, ele esclarece que são os cristais que escolhem as pessoas, e não essas a eles. Assim, o assunto que trago me escolheu, por estar em plena ebulição.

Viajei acompanhando um grupo de turista para cidade do Serro, no final de semana passado (12/10), momento de comemoração do Dia das Crianças e também de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A motivação principal da viagem era assistir a Bolerata, show que ocorre no Centro Histórico do Serro. Contudo, fomos tocados por muito mais.

Esse município foi o primeiro a ser tombado no Brasil por seu conjunto arquitetônico e urbanístico, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o que ocorreu em 1938. O queijo do Serro também faz parte do patrimônio imaterial brasileiro, sendo o seu modo artesanal de preparo inscrito no Livro do Saberes, também do IPHAN. Outro patrimônio do local é o ambiental, sendo a região parte da Serra do Espinhaço, e com biodiversidade singular.

Foto: Sandra Belchiolina

Acordamos no dia 12 de outubro nesse cenário e suas delícias. O dia amanhece iluminado, com luzes e vozes infantis. No nosso embarque para o distrito de Milho Verde, já encontramos carrinhos de pipocas, algodão doce, pula-pula e piscinas de bolinhas. Logo que chegamos nesse povoado bucólico, de ruas de terra, e que ainda mantém o traçado e a arquitetura da época da colonização, fomos atravessados por uma voz doce, que dizia: “hoje é dias das crianças!”. Nesse momento, há uma convergência de olhares para uma meiga menina de uns nove anos com uma boneca na mão. A cena era de uma doçura tamanha que, imediatamente, a criança foi cercada de perguntas:

T: você ganhou?
M: Ganhei, mas era grátis 
T: quer bala?

Foi uma cena memorável por sua pureza e simplicidade – doces ou travessuras – eu pensei. 

Seguimos nosso caminho entre fotos, risadas e muita prosa. Passando pela Capela do Rosário (onde Chica da Silva foi batizada), chegamos à casa de Dona Geralda.

Senhora quitandeira, com dez filhos, 34 netos e atualmente “global” – pois apareceu no programa Terra de Minas -. É a segunda vez que venho a sua “Casa de Quitandas” e continuo encantada com sua abertura para os turistas.

Com sua meiguice e paz, Dona Geralda disponibiliza um café com suas quitandas para o deleite da turma. Dessa vez, solicitei que contasse sua história de vida e, com muita emoção e reverência, nos deliciamos com um relato de dignidade, luta e amor.

Enquanto falava, seus descendentes buscavam lenha no quintal, a neta brincava com o bebezinho que ganhou, uma galinha estava sendo preparada na cozinha para o almoço da família. A casa era toda viva. Escutei de um turista: “ela lembra minha mãe”.

Foto: Sandra Belchiolina

Continuamos o caminho até a loja do Marcelo. Os fogos em homenagem a Nossa Senhora começaram a estourar enquanto estávamos entre artesanatos e cristais. Alguém do grupo propôs uma oração, chamo todos para uma roda e, com muita presteza, o artesão busca um quadro de Nossa Senhora (se era uma pintura cusquenha, pouca importava).

Ali estavam pessoas emocionadas. Católicos, espíritas e budistas, desejando paz, amor, saúde para a humanidade. Olhos cheios d’água, eu vi! Voltando para o Serro, fomos premiados com a presença de crianças brincando de “pirulito que bate-bate” e “cinco Marias.”

Na semana da criança, é bom lembrar que elas precisam de brincadeiras, de criarem, construírem suas fantasias e não de brinquedos prontos. Como na oração de autor desconhecido: “Eu desejava reunir, ante os passos que darás na vida meus joviais pensamentos, para que eles se unam à tua vontade vital. E ela, fortificada, se encontre no mundo todo. Cada vez mais por si própria.” A noite chegou, ao som de bandas; bochechas pintadas de abelhinhas, borboletas e flores, que sonhavam, trazendo esperanças para todos.

Foto: Sandra Belchiolina
Sandra Belchiolina

Recent Posts

Dezembriar

Silvia Ribeiro Então é dezembro. Hora de pegar a caderneta e fazer as contas. Será…

36 minutos ago

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

19 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

1 dia ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

2 dias ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

3 dias ago