O que é saúde mental?

AAE Stress Resilience
Daniela Piroli Cabral
contato@danielapiroli.com.br

O mês de Setembro acabou e, depois de envolvida em muitas atividades e palestras sobre prevenção ao suicídio – durante o Setembro Amarelo – , fico muito feliz em reiniciar a participação no blog Mirante, continuando a falar sobre o tema. 

Na verdade, sabemos que os dois principais fatores de risco para o suicídio são o histórico de tentativas, e a presença de transtornos mentais e comportamentais. Sendo assim, o suicídio pode ser compreendido como a triste e irreversível consequência de um processo prévio e complexo, que envolve o adoecimento mental.

Na semana passada, houveram diversas comemorações pelo Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de Outubro, e eu não poderia deixar de falar sobre o tema. 

Mas, espera um pouco. O que é Saúde Mental?

Assim como a Organização Mundial da Saúde define, a Saúde é o completo bem estar físico, mental e social, e não somente a ausência de doenças.

Nesse sentido, a Saúde Mental não pode ser entendida meramente como a ausência de algum tipo de transtorno, mental e comportamental. Ou seja, o fato de uma pessoa não ter o diagnóstico de depressão moderada, de ansiedade generalizada ou de transtorno afetivo bipolar, por exemplo, não assegura que esta pessoa tenha uma saúde mental estável.

O “Capítulo V” da lista de Classificação Internacional de Doenças (CID), que diz dos transtornos mentais e comportamentais é extenso. 

No entanto, o fato de não estarmos classificados em um dos seus inúmeros “CID F”, não significa que estejamos em pleno gozo da saúde mental.

A Saúde Mental vai além da ausência de transtornos mentais e comportamentais e passa por um estado de bem-estar em que o sujeito é capaz de reconhecer suas capacidades e limitações e de perceber o seu papel social, tornando-se agente de sua própria história. 

Esse estado passa pela satisfação no trabalho, por relações familiares e sociais igualitárias, sem abusos ou violência; passa pelo exercício cotidiano da cidadania, pelo direito de professar a fé ou praticar a sexualidade sem preconceitos ou julgamentos, entre outros.

Assim, o reconhecimento de sinais e sintomas, e a busca por ajuda é fundamental para a assistência em Saúde Mental, mas é preciso compreender que é muito importante trabalharmos na prevenção, na redução de estigma e tabus sobre o tema. Como disse em uma das palestras no mês passado, “deveríamos conseguir falar com naturalidade sobre saúde mental como conseguimos falar sobre a dengue e o sarampo.” 

Saiba mais:

 

Daniela Piroli Cabral

Recent Posts

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

14 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

21 horas ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

2 dias ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

3 dias ago

Assumir

Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…

3 dias ago