Mário Sérgio
O fato de eu caminhar, ainda que com instabilidade, em um passo claudicante, foi, em grande parte, especialmente creditado à fé de minha mãe. Para muito além de desejar imensamente a minha recuperação dos danos causados pela poliomielite, minha doce e saudosa mãe acreditava no milagre. Algumas de suas ações, ainda que sem qualquer conhecimento médico ou científico quanto ao problema, foram cruciais para a redução do espectro da paralisia provocada pelo tão temido Poliovírus.
Complementarmente, a disposição de uma criança com apenas quatro anos de idade para enfrentar tamanhas limitações, potentes medos, e buscar soluções ou alternativas para tentar acompanhar outras crianças, foi fundamental. Espelhar-se nos adultos e empenhar-se em alcançar seu próprio espaço num mundo aparentemente sem deficiências exigiu ânimo incomum e superação de obstáculos consistentes.
E agora, em pleno século XXI, nesse momento de transição, entre o ano que se finda e o próximo ciclo que se inicia, espero que você seja capaz de obter a felicidade. Eis uma nova oportunidade para o sucesso, para o crescimento pessoal e para a realização de seus objetivos e sonhos. Para tanto, desejo que você esteja disposto e com energia para colocar em prática todos os ensinamentos que admirou, curtiu e comentou nas mensagens do Instagram. Que possa tornar real cada recado de positividade que viu no Facebook. Que você ultrapasse a linha do simples saber para a grandeza da experiência por todas as postagens do X (Twitter). Há tantos conselhos, orientações e pistas para uma vida melhor, mais saudável, mais rica e mais feliz em patamares a que poucos chegam e que só dependem de uma nova postura. Que são entregues sem custo, como nunca se viu em tempo algum, através das inúmeras e grandes redes sociais (Messenger, Telegram, Pinterest, Kwai, LinkedIn, YouTube, WhatsApp, TikTok). E consolidando todo esse arcabouço de aprendizado virtual, que você possa compartilhar, dividir com aqueles que lhe são caros, porque conhecimento, assim como o amor, quanto mais se divide, maior se torna.
O que nos faz diferentes no reino animal a que pertencemos é a capacidade de transmitir o que aprendemos. Esse conhecimento pode ser ampliado, lapidado, aperfeiçoado por quem o recebe, num ciclo virtuoso de incremento e otimização. Desde que não seja guardado a sete chaves, para nenhum uso, num processo ilógico de definhar seu valor intrínseco sem beneficiar a outros.
Eis então um novo ano à sua disposição para fazer diferente. Importa saber que tudo o que é imutável, tende a ficar obsoleto, portanto, mesmo que tenha sido bom até aqui, se empenhe em mudar para melhor, mais moderno, alinhado com os novos tempos.
Que seja então, para você, um ponto de verdadeira virada, o ano novo. Meu profundo e sincero desejo é que você tenha coragem para enfrentar seus medos, suas incertezas. Que consiga colocar em prática tudo o que aprendeu até esse instante. Que seja tão abundante a sua felicidade e a sua alegria de existir, que transborde de você para influenciar a todos ao seu redor. Assim seja.
Caminhar é um ato de coragem.
Sua mensagem enche o coração de alegria e esperança.
E não podemos esquecer Guimarães Rosa: o que a vida quer da gente é coragem!
Assim seja!
Obrigado, estrangeira pelas suas observações.
Abraços.