Wander Aguiar
Durante nossa passagem por Cartagena, fizemos questão de experimentar um pouco dos sabores colombianos e caribenhos, visitando restaurantes de comida típica, dentre eles um que me despertou grande expectativa foi o Celele, que, inclusive, acaba de entrar para a seleta lista dos 50 melhores restaurantes do mundo ocupando a 48º posição, se destacando como o melhor restaurante da Colômbia pelo ranking The World’s 50 Best Restaurants, além do prêmio de restaurante sustentável 2025.
Comandado pelo chef colombiano Jaime David Rodriguez Camacho, o disputado salão com pouco mais de 15 mesas tem atmosfera contemporânea e aconchegante com cozinha aberta, toques tropicais e uma grande parede de potes contendo fermentados e conservas que além de fazer parte da decoração, são utilizados nos pratos carregados de técnica e extremamente saborosos produzidos majoritariamente a partir de ingredientes colombianos e caribenhos.
O cardápio a la carte oferece opções variadas com proteínas, opções vegetarianas e sobremesas pra lá de exóticas.
Como couvert recebemos Arepa (pão de farinha de milho), quentinha servida com mel de flores silvestres. Já de entrada pedimos uma burrata com folhas de azedinha, pepino melão e raspado de cupuaçu servida com pão de milho que pela apresentação já impressiona e de fato entrega.
De principal, meus pais pediram o Celele de Cerdo, porco confitado com feijões caribenhos, purê de banana passa, repolho fresco e caldo de porco que estava muito bom. Pedi a galinha criola confitada, que sério, foi a melhor galinha que já comi na vida! Com barbecue de goiaba, fava de feijão, casca de banana desidratada e frita e um caldo de galinha defumado na casca de coco seco que eu tomaria litros. De sobremesa pedimos o cremoso de chocolate com crumble do bosque e sorvete de borojó que é uma fruta típica
A experiência valeu demais e super indico pra quem estiver montando um roteiro por Cartagena.
