Wander Aguiar
Ao me preparar para conhecer meu 41º país, criei expectativas que estavam dentro da média para o contexto do que eu já havia conhecido no leste europeu, mas digo para vocês que a Romênia entregou bem mais do que prometeu.
O país tem atrações para todos os gostos de turistas: do interior com montanhas à cidade grande, do mar ao esqui, do contemporâneo ao medieval. Faça sua pesquisa e se delicie com esse destino.
Durante cinco dias, tive a oportunidade de desbravar a capital Bucareste e a capital da Transilvânia, Brasov, um contraste surpreendente entre a grandiosidade comunista e a beleza medieval, além de poder confirmar as diversas semelhanças culturais entre eles e nós, brasileiros. As mais marcantes são a língua, que, por derivar do latim, tem várias palavras parecidas com as nossas, e a gastronomia, que lembra muito a mineira, com bastante angu, batata e carne de porco em suas variáveis (pasmem, foi o único lugar do mundo fora do Brasil onde comi torresmo).
Ainda sobre a gastronomia, preciso contar sobre um queijo artesanal produzido na Transilvânia. Ele é maturado na casca do pinheiro, adquirindo um cheiro de floresta, um sabor amadeirado e uma textura únicos que, acompanhado de embutidos e carnes curadas, me deixou com muita vontade de quero mais.
No quesito arquitetura, Bucareste era considerada, até antes da revolta comunista, a Paris do Leste e foi parcialmente destruída para dar lugar às megaconstruções, incluindo o Parlamento, que é considerado um dos maiores prédios administrativos do mundo. Enquanto isso, Brasov é uma cidade medieval com ares sombrios devido às lendas dos vampiros. Esse contraste aumenta ainda mais o encanto pelo país.
Já na economia, a moeda atualmente está R$ 1,25 para 1 LEU, e os preços de alimentação, transporte e hospedagem, mesmo convertidos, são bem próximos aos praticados aqui no Brasil, o que é um grande atrativo, levando em conta que o restante da Europa está bem caro para nós.
Em resumo, se você está procurando um destino pouco explorado, com paisagens e atrações surpreendentes, a Romênia precisa estar no seu próximo roteiro para a Europa.