Wander Aguiar

A dica da semana é: se estiver por Miami, visite Wynwood.

Atualmente esse é um dos bairros queridinhos e mais instagramáveis da cidade, mas nem sempre foi assim.

Por volta de 1910 e 1920, trabalhadores e operários majoritariamente de comunidades caribenhas, afro-americanas e latino-americanas deram início a formação do bairro que além de residencial tinha forte presença de pequenas indústrias, fábricas, armazéns e oficinas mecânicas, contudo, na década de 1950, com o advento da desindustrialização bem como do aumento da suburbanização da cidade, Wynwood se viu e declínio o que se manteve por vários anos. A região ficou abandonada e bastante perigosa, servindo de abrigo para gangues e delinquentes.

Até que nos anos 2000, um empresário visionário do ramo imobiliário redescobriu o local e começou a fazer grandes investimentos na aquisição e revitalização de galpões e casas residenciais, e com a ajuda de artistas locais e até mesmo internacionais, desenvolveram o bairro e criaram em Miami um retiro de arte de rua e contemporânea,

E não é que a ideia vingou ?! Atualmente Wynwood é um dos principais pontos turísticos da cidade, atraindo pessoas e artistas do mundo inteiro com seus coloridos murais, além das galerias, cafés e restaurantes super descolados. A referência no mundo da arte se tornou tão relevante, que hoje abriga a feira Art Basel Miami Beach que é um dos principais e mais importantes eventos anuais de arte contemporânea.

Artistas como o genial e brasileiro Kobra, o misterioso e disruptivo Banksy são exemplos do que pode ser observado nos enormes murais e dentro das galerias da região, tire um tempo e se perca pelas ruas coloridas e pátios agradáveis.

Se sobrar tempo, aproveite a proximidade e siga para o Design District, outro hype fresquinho da cidade que conta com lojas e restaurantes de luxo ambientados em construções incríveis e modernas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *