Em 1908, a Revolução Industrial que moldou a nova face do mundo comercial e industrial estava em franca ascensão. Nasciam dois grandes nomes da cultura brasileira: o genial Cartola e o ótimo cantor Silvio Caldas, “cantor das multidões”. Em breve o romantismo fluiria pelas canções de ambos e traria mais alegrias ao povo brasileiro. Por outro lado, perdíamos o nosso maior escritor, fundador da Academia Brasileira de Letras, o carioca Machado de Assis.
Este foi também o ano de surgimento da Cruz Vermelha Brasileira e de inauguração da primeira fábrica da GM em Detroit/EUA, confirmando a expansão da ciência e da tecnologia.
Entre tantas novas conquistas, o cientista austro-americano Karl Landsteiner comprovou a existência de tipos distintos de sangue humano, A – B – AB – O, além do Fator RH e, com isso, salvou inúmeras vidas, quando submetidas a transfusões. Esse pesquisador, isolou, pela primeira vez, o agente causador da paralisia infantil: o Poliovírus. Passo importante na busca pela cura ou prevenção dessa doença que afetava milhões de pessoas ao redor do mundo.
Com isso, se podia buscar a cultura viral em tecido vivo e, quem sabe(?), produzir um imunizante.
Nessa seara, as coisas não são tão céleres. Em 1921, o futuro presidente dos EUA, Franklin Delano Roosevelt, foi acometido pela Pólio, aos 39 anos, antes do advento da vacina. A doença demonstrou não respeitar fronteiras, idade nem patentes.
—
Mário Sérgio Rodrigues Ananias é Escritor, Palestrante, Gestor Público e ativista da causa PcD. Autor do livro Sobre Viver com Pólio.
Whatsapp: (61) 99286-6236
Instagram: Mario S R Ananias (@mariosrananias) • Fotos e vídeos do Instagram
Linkedin: (34) Mário Sérgio Rodrigues Ananias | LinkedIn
Site: Mário S. R. Ananias – Sobre Viver com Pólio (mariosrananias.com.br)
Mário Sérgio Amigo hospitalizado, na UTI, por um acidente de trânsito. Seu estado provocava comoção.…
Rosangela Maluf Primeiro tempo Já era tarde quando Aurélia foi se deitar. Passava das onze…
Peter Rossi Toda essa crise me fez desistir de qualquer meio de locomoção. Embora cansado,…
Wander Aguiar Continuando a série sobre minha última passagem pela Itália, hoje conto um pouco…
Não é de hoje que pessoas oprimidas aliam-se aos seus opressores para sobreviverem. Isso acontece…
Boas surpresas surgem quando os olhos estão abertos para a natureza. Do sussurro do mar…
View Comments
Conhecer é importante para se conscientizar e se prevenir. Amei mais essa aula. Digo aula, porque aprendo muito com seus textos!
Obrigada!
É muito importante mostrar o longo caminho da ciência para disponibilizar as vacinas, tão necessárias à prevenção de várias doenças.
Meu cartão de vacinas está sempre em dia e estimulo todos que me cercam para que façam o mesmo.
Além das vacinas, aproveito e espaço para reforçar a importante dos exames de mama anuais, principalmente a mamografia. Com esse exame, o diagnóstico de um possível câncer é feito de forma precoce. As chances de cura, nesses casos, são bem altas. Foi o meu caso. A mamografia me salvou, evitou o diagnóstico tardio. Cuidem-se, com vacinas, exames de rotina e boa qualidade de vida.