Categories: Sem categoria

Tempo de homenagens

Sandra Belchiolina
sandra@arteyvida.com.br

Mia Couto alerta que não precisamos de mais tempo, mas do nosso tempo. Vivemos num tempo de muitas informações. Fatos que ocorrem a cada momento são notificados em tempo real em vários canais. Nesses excessos causam-me uma sensação estranha de paralisia da escrita, pois os acontecimentos parecem ficar obsoletos ao passar de dois ou três dias. Escrever diante dessa urgência é um paradoxo. Por um lado, há a escritora que deseja escrever uma crônica e por outro surge a interrogação – para quê? Já está debulhado e muitas expressões que poderiam ser suas também? Vivemos nesse bombardeio da mídia jornalística e de internautas com vigorosas publicações. Prefiro ficar com o meu tempo de escrita e com minhas singelas linhas e emoções. E é com elas vivas que escrevo sobre nossa imensurável perda cultural no mês de novembro de 2022. Estamos mais empobrecidos sem Gal Costa, Erasmo Carlos e Pablo Milanés. 

Um trio que se elevou aos céus dos cantos. Gal Costa puxa a fila, mas como seu brilho não era para ofuscar os outros, dá a mão para Erasmo Carlos e Pablo. Gal Costa e Erasmo Carlos adentram cantando a música “Detalhes” que eternizou na doçura de suas vozes, ainda jovens, e em parceria. Pablo Milanés cantor e compositor cubano escolheu a lendária “Yolanda”. E, daqui da terra, escutamos tão saudosos quanto seu parceiro famoso – Chico Buarque de Holanda.

Músicas que percorreram minha infância, adolescência e vida adulta. Nos embalos do Tremendão, da Vaca Profana e Yolanda a vida segue na Terra. Quando olharmos para o céu, veremos mais estrelas a brilhar. Será que com luzes mais fortes? Afinal para que servem as estrelas senão para iluminar a vida? E, é um deleite quando elas vêm em forma de vozes e carregadas de memórias especiais para chamar de “nosso tempo”. Para que serve o tempo se não para ser nosso?

*

Curta: Facebook / Instagram
Blogueiro

View Comments

Share
Published by
Blogueiro

Recent Posts

O verdadeiro sentido da vida

Eduardo de Ávila Até prova em contrário, ainda acredito que estamos passando por uma fase…

18 horas ago

Absum

Victória Farias "A esperança está na memória." Nessa história nossa personagem foi, repentinamente, preenchida por…

1 dia ago

Silvia Ribeiro É inegável que diante de certas batalhas o nosso coração fica miudinho e…

2 dias ago

Silêncio!

Mário Sérgio Divulgou-se, recentemente, em mídias socias, alguém se referenciar às PcD como sendo responsáveis…

2 dias ago

Na Casa Azul

Rosangela Maluf Ela abre os olhos sem sequer imaginar que horas são.  O ambiente lhe…

3 dias ago

A dica do Bernardino

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Bernardino certamente é sobrenome. Independentemente de qual seja seu nome de batismo,…

3 dias ago