Categories: Convidados

De dentro pra fora, de fora pra dentro

Daniela Mata Machado

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”

A máscara pinica o nariz. O noticiário não dá esperança. As pessoas adoecem. Os hospitais estão lotados. Nossos amores adoecem. A gente adoece. A gente precisa operar. As cirurgias eletivas estão suspensas. A gente tem medo de entrar pela urgência. As pessoas morrem. O noticiário não dá esperança. 1000 mortos por dia. 2000 mortos por dia. 3000 mortos por dia. 4000 mortos por dia.

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”

Um amor do passado morre. Uma amiga querida morre. Amigos de amigos morrem. Parentes de amigos morrem. Amores de amigos morrem. A máscara nos tira o ar. Os hospitais não têm tubos para entubar tanta gente sem ar. O presidente diz que não é coveiro. O presidente imita pessoas morrendo sem ar e acha graça. As crianças não suportam mais a aula online. Não conseguem sorrir. Não são felizes.

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”

A vacina chega. A gente chora. Viva o SUS. Viva a ciência. A gente vacina a mãe. A gente chora. A gente vacina o pai. A gente chora. As pessoas morrem. As pessoas se salvam. A gente briga com as pessoas que não usam máscaras. A gente se afasta das pessoas. A gente tem medo das pessoas. A gente tem raiva das pessoas. A gente quer morar no mato para não ver pessoas.

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”

Chega a nossa vez. Viva o SUS. Viva a ciência. Vacinas salvam vidas. As crianças voltam à escola. Voltam a sorrir. A gente vacina os adolescentes. Os adolescentes se escondem para tirar as máscaras e beijar na boca. A gente chora. A gente acredita. As pessoas ainda morrem. As pessoas dizem que a vacina mata. As pessoas se vacinam. 

“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”

Vacine as crianças. Não vacine as crianças. Use máscaras. Não use máscaras. Acredite no futuro. Não haverá futuro. Acredite. Não sonhe. Sonhe. Foque no presente. Viva o presente. Alegre-se no presente. Mente quieta. Espinha ereta. Coração tranquilo. Respiração consciente. A paz está por dentro. De dentro para fora… Se alguém lhe disser que meditar é um processo relaxante, tranquilo e estável, vou lhe dar uma dica: desconfie. Mais que isso: duvide. Mas se lhe disserem que apenas sentar e deixar que todo esse turbilhão de emoções decante até que se estabilize é um processo que vale a pena, pode acreditar. Fácil não é. Mas é simples: mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo. 

*

Se você gostaria de aprender a meditar, eu tenho um convite para te fazer. Eu facilito um grupo de meditação online, que se reúne nas noites de quarta-feira pela plataforma Zoom. Para fazer sua inscrição, mande uma mensagem de texto para +55.31.98395.5144.

*
Curta: Facebook / Instagram
Blogueiro

Recent Posts

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

13 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

20 horas ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

2 dias ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

3 dias ago

Assumir

Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…

3 dias ago