“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”
A máscara pinica o nariz. O noticiário não dá esperança. As pessoas adoecem. Os hospitais estão lotados. Nossos amores adoecem. A gente adoece. A gente precisa operar. As cirurgias eletivas estão suspensas. A gente tem medo de entrar pela urgência. As pessoas morrem. O noticiário não dá esperança. 1000 mortos por dia. 2000 mortos por dia. 3000 mortos por dia. 4000 mortos por dia.
“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”
Um amor do passado morre. Uma amiga querida morre. Amigos de amigos morrem. Parentes de amigos morrem. Amores de amigos morrem. A máscara nos tira o ar. Os hospitais não têm tubos para entubar tanta gente sem ar. O presidente diz que não é coveiro. O presidente imita pessoas morrendo sem ar e acha graça. As crianças não suportam mais a aula online. Não conseguem sorrir. Não são felizes.
“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”
A vacina chega. A gente chora. Viva o SUS. Viva a ciência. A gente vacina a mãe. A gente chora. A gente vacina o pai. A gente chora. As pessoas morrem. As pessoas se salvam. A gente briga com as pessoas que não usam máscaras. A gente se afasta das pessoas. A gente tem medo das pessoas. A gente tem raiva das pessoas. A gente quer morar no mato para não ver pessoas.
“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”
Chega a nossa vez. Viva o SUS. Viva a ciência. Vacinas salvam vidas. As crianças voltam à escola. Voltam a sorrir. A gente vacina os adolescentes. Os adolescentes se escondem para tirar as máscaras e beijar na boca. A gente chora. A gente acredita. As pessoas ainda morrem. As pessoas dizem que a vacina mata. As pessoas se vacinam.
“Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.”
Vacine as crianças. Não vacine as crianças. Use máscaras. Não use máscaras. Acredite no futuro. Não haverá futuro. Acredite. Não sonhe. Sonhe. Foque no presente. Viva o presente. Alegre-se no presente. Mente quieta. Espinha ereta. Coração tranquilo. Respiração consciente. A paz está por dentro. De dentro para fora… Se alguém lhe disser que meditar é um processo relaxante, tranquilo e estável, vou lhe dar uma dica: desconfie. Mais que isso: duvide. Mas se lhe disserem que apenas sentar e deixar que todo esse turbilhão de emoções decante até que se estabilize é um processo que vale a pena, pode acreditar. Fácil não é. Mas é simples: mente quieta, espinha ereta e coração tranquilo.
Se você gostaria de aprender a meditar, eu tenho um convite para te fazer. Eu facilito um grupo de meditação online, que se reúne nas noites de quarta-feira pela plataforma Zoom. Para fazer sua inscrição, mande uma mensagem de texto para +55.31.98395.5144.
Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…
Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…
Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…
Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…
Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…