Por que um dia para a mulher?
Vários movimentos ocorreram no mundo até a ONU, e outras Organizações Internacionais, oficializarem o dia 08 de Março como o Dia internacional da Mulher. As organizações incorporaram a data levando em consideração as iniciativas feitas desde 1909. Ano em que o Partido Socialista dos Estados Unidos propôs um dia para comemoração das conquistas femininas.
Em 1910, numa Conferência Internacional de Mulheres Socialistas foi onde a proposta amadureceu. Época em que as reivindicações das mulheres para direito a emprego e ao voto cresciam. Desde 1903 o movimento sufragista no Reino Unido reivindicava o direito ao voto. A primeira manifestação de 8 de março ocorreu em Berlim em 1914 também exigir esse direito. Em anos posteriores – 1977, a data foi restabelecida como o Dia Internacional da Mulher.
A história, desde a celebração não está vinculada a idealização da mulher, mas sim a necessidade de criar um dia para lembrar/exigir direitos. Esses que passam pelo corpo, trabalho e política.
Gosto de pensar que lugar de mulher é onde ela quiser, e que um dia os direitos serão iguais em empregos e no ir e vir. Pelos movimentos que ainda marcam a nossa sociedade, isso está longe de acontecer.
Quero homenagear três mulheres que com suas habilidades, força de vida e coragem, lembram que há muitas mulheres com garra por aí. Certa vez, acompanhando um grupo de turistas franceses na Travessia Lapinha – Tabulheiro, na Serra do Cipó/MG, uma das francesas integrante contou-me que estava admirada com a força das mulheres locais. Citou a guia de montanha, Flor, hoje mãe de duas crianças. Ela do quilombola Açude, da região, acolhe os turistas e embrenha mato à dentro e serra a cima, possibilitando a turistas de várias nacionalidades descobrirem a beleza do Parque Nacional da Serra do Cipó.
A segunda mulher é Dona Maria, retirante que tem sua casinha no alto da serra e que a abre para os caminhantes pernoitarem. Ali, na imensidão da natureza, ela vive sozinha.
A terceira é a Pescadora, assim a denominarei por hora. Já escrevi um pouco sobre ela e ainda pretendo relatar sobre sua vida. Soube, em poucos minutos de conversa, sobre a escolha de sua profissão. Não usual para mulher, pois essa – a força tem de ser física, como a de Flor.
Assim são as mulheres, um pouco de tudo e exemplos da expressão “lugar da mulher é onde ela quiser“. Lembram da foto da bombeira de Minas Gerais atolada na lama de Brumadinho? Lugar de mulher é onde ela quiser? É ou não é?
FELIZ TODOS OS DIAS DAS MULHERES! Isso para os homens e para nós!
*
Eduardo de Ávila Depois de cinco meses sem uma gota de água vinda do céu,…
Silvia Ribeiro Tenho a sensação de estar vendo a vida pelo retrovisor. O tempo passa…
Mário Sérgio No dia 24 de outubro, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Depois que publiquei dois textos com a seleção de manchetes que escandalizam…
Wander Aguiar Para nós, brasileiros, a Tailândia geralmente está associada às suas praias de águas…