Categories: Sem categoria

Mulher, um dia para ela?

Sandra Belchiolina
sandra@arteyvida.com.br

Por que um dia para a mulher?

Vários movimentos ocorreram no mundo até a ONU, e outras Organizações Internacionais, oficializarem o dia 08 de Março como o Dia internacional da Mulher. As organizações incorporaram a data levando em consideração as iniciativas feitas desde 1909. Ano em que o Partido Socialista dos Estados Unidos propôs um dia para comemoração das conquistas femininas.

Em 1910, numa Conferência Internacional de Mulheres Socialistas foi onde a proposta amadureceu. Época em que as reivindicações das mulheres para direito a emprego e ao voto cresciam. Desde 1903 o movimento sufragista no Reino Unido reivindicava o direito ao voto. A primeira manifestação de 8 de março ocorreu em Berlim em 1914  também exigir esse direito. Em anos posteriores – 1977, a data foi restabelecida como o Dia Internacional da Mulher.

A história, desde a celebração não está vinculada a idealização da mulher, mas sim a necessidade de criar um dia para lembrar/exigir direitos. Esses que passam pelo corpo, trabalho e política. 

Gosto de pensar que lugar de mulher é onde ela quiser, e que um dia os direitos serão iguais em empregos e no ir e vir. Pelos movimentos que ainda marcam a nossa sociedade, isso está longe de acontecer.

Quero homenagear três mulheres que com suas habilidades, força de vida e coragem, lembram que há muitas mulheres com garra por aí. Certa vez, acompanhando um grupo de turistas franceses na Travessia Lapinha – Tabulheiro, na Serra do Cipó/MG, uma das francesas integrante contou-me que estava admirada com a força das mulheres locais. Citou a guia de montanha, Flor, hoje mãe de duas crianças. Ela do quilombola Açude, da região, acolhe os turistas e embrenha mato à dentro e serra a cima, possibilitando a turistas de várias nacionalidades descobrirem a beleza do Parque Nacional da Serra do Cipó.

A segunda mulher é Dona Maria, retirante que tem sua casinha no alto da serra e que a abre para os caminhantes pernoitarem. Ali, na imensidão da natureza, ela vive sozinha.

A terceira é a Pescadora, assim a denominarei por hora. Já escrevi um pouco sobre ela e ainda pretendo relatar sobre sua vida. Soube, em poucos minutos de conversa, sobre a escolha de sua profissão. Não usual para mulher, pois essa – a força tem de ser física, como a de Flor.

Assim são as mulheres, um pouco de tudo e exemplos da expressão “lugar da mulher é onde ela quiser“. Lembram da foto da bombeira de Minas Gerais atolada na lama de Brumadinho? Lugar de mulher é onde ela quiser? É ou não é?

FELIZ TODOS OS DIAS DAS MULHERES! Isso para os homens e para nós!

Referência:

https://oglobo.globo.com/celina/dia-internacional-da-mulher-origem-as-reivindicacoes-outras-curiosidades-sobre-data-24911125

*

Curta: Facebook / Instagram
Sandra Belchiolina

Share
Published by
Sandra Belchiolina

Recent Posts

Ainda pouca mas bendita chuva

Eduardo de Ávila Depois de cinco meses sem uma gota de água vinda do céu,…

13 horas ago

A vida pelo retrovisor

Silvia Ribeiro Tenho a sensação de estar vendo a vida pelo retrovisor. O tempo passa…

2 dias ago

É preciso comemorar

Mário Sérgio No dia 24 de outubro, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate…

2 dias ago

Mãe

Rosangela Maluf Ah, bem que você poderia ter ficado mais um pouco; só um pouquinho…

3 dias ago

Calma que vai piorar

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Depois que publiquei dois textos com a seleção de manchetes que escandalizam…

3 dias ago

Mercados Tailandeses

Wander Aguiar Para nós, brasileiros, a Tailândia geralmente está associada às suas praias de águas…

4 dias ago