Reprodução/GettyImages
Guilherme Scarpellini
scarpellini.gui@gmail.com

Na carência de estadistas brasileiros — notadamente, nas esferas estadual e federal — adotei uma governante estrangeira para chamar de minha: Angela Merkel. Desde então, passei a acompanhar com rigor a atuação da primeira-ministra alemã no enfrentamento da peste em seu país.

Assisti a um pronunciamento recente, em que Merkel conclama que a população da Alemanha se resguardasse até a noite de Natal, quando, inevitavelmente, as famílias deverão se reunir em volta do peru e do arroz com uva passa — se é que os alemães cometem tal atrocidade gastronômica.

Traduzindo para a realidade de onde o Freddy Krueger está no poder: a única forma de passar o Natal em segurança é assistindo a “Esqueceram de Mim 2: Perdido em Nova York”, tomando uma taça de vinho, estirado no sofá, na companhia única e exclusivamente do mozão, isto é, do seu cobertor.

Em síntese: cancelem o Natal.

Batendo mil mortes por dia e com os hospitais abarrotados, qualquer evento familiar que implique em troca de presentes, discurso do tio bolsonarista e abraços e beijinhos de fingimento, ou seja, o tradicional Natal em família, seria nada menos que um suicídio coletivo.

Já mandei avisar aos meus parentes: eu não tenho vocação para Jim Jones, o psicopata americano que induziu o autoextermínio de 900 pessoas, em 1978. Por isso mesmo, defendo que as famílias deveriam cancelar o Natal. No entanto, como não houve adesão por parte da minha, eu seria hipócrita em dizer que não vou.

Eu vou. Mas vou ressabiado, desconfiado e contrariado. De mau humor, não quero saber de árvore de Natal, de peru de Natal, de presente de Natal. Quero mesmo é que termine logo o Natal — e todos sãos e salvos.

E quando tudo estiver terminado, eu cantarei “adeus Ano Velho”, abraçado a uma garrafa de uísque.

Guilherme Scarpellini

Share
Published by
Guilherme Scarpellini

Recent Posts

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

15 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

22 horas ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

2 dias ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

3 dias ago

Assumir

Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…

3 dias ago