Categories: Taís Civitarese

Os olhos de Antônia

Pixabay
Taís Civitarese

Os olhos de Antônia lacrimejavam. Seus pais a levaram ao médico. “De onde vêm essas lágrimas?”, perguntou a mãe. “É poeira”, avaliou o oftalmo. Era uma grave alergia. Passou soro e colírio anti-alérgico. A mãe usou por quinze dias.

Antônia continuou a chorar. Não era choro. Eram lágrimas que saíam e saíam em silêncio. Saíam de manhã, de tarde e de noite. Saíam sem demonstrar por quê. Os pais se preocupavam. 

Resolveram levá-la a outro especialista. A médica nova usava óculos de grau. Examinou os olhos de Antônia com a lâmpada de fenda. E garantiu: “é entupimento do ducto lacrimal”. Por alguma razão, o aquilo impedia a limpeza ocular. Fazia vazar toda a água para fora. Receitou compressa morna e massagem.

Os pais seguiram a recomendação. Em uma semana, não houve melhora. A mãe ganhou vinte fios de cabelos brancos. E se desesperou. Não sabia mais o que fazer!

O pai voltou a fumar escondido. Da onde viria aquilo? 

Antônia chorava sem motivo aparente. Chorava comendo, sorrindo e brincando. Chorava sem abrir o berreiro. Era só aquela aguaceira que escorria em contínuo. Dois finos filetes de rio que desciam de sua floresta de cílios. Contornavam as bochechas. E iam parar em todos os lugares. Na roupa, no prato, no travesseiro, nos brinquedos, na blusa do pai.

Um dia, a avó foi visitar. Pegou Antônia no colo, a beijou e abraçou. Contou para ela uma porção de histórias. Comeram cantando o bolo que a mãe tinha feito. 

No final do dia, seus olhinhos estavam secos. As lágrimas pararam. Estava feito o diagnóstico. Aquilo nos olhos de Antônia era saudade.

*
Curta nossa página no Facebook, Blog Mirante.
Tais Civitarese

View Comments

  • Que lindeza essa história de amor aos avós! Que as lágrimas de todas as Antônias, Antônios e todos os avós sequem bem depressa no calor de tantos braços com saudades de abraçar.

Share
Published by
Tais Civitarese

Recent Posts

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

14 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

20 horas ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

2 dias ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

3 dias ago

Assumir

Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…

3 dias ago