Categories: Daniela Piroli Cabral

Como lidar com o estresse?

 

Daniela Piroli Cabral
contato@dnaielapiroli.com.br

Originalmente, o termo estresse foi usado por Seyle (1936) para designar um tipo de reação do organismo a uma exigência. Nesse sentido, o estresse seria uma adaptação do organismo diante do enfrentamento de uma situação. 

Atualmente, o termo estresse vem sendo usado pelo senso comum por seu cunho negativo e pelas consequências negativas (fisiológicas, psicológicas e comportamentais) que ele pode trazer para a saúde, tais como: dor de cabeça, taquicardia, sudorese, perda de apetite, enxaquecas, ansiedade, impulsividade, conflitos nos relacionamento, etc

Cientificamente, o estresse tem sido definido como um fenômeno psicofisiológico, complexo e multidimensional, decorrente da percepção individual de desajustes entre as demandas do ambiente e capacidade de respostas da pessoa (Gonzalez-Rey, 2004).

O conceito de “distresse” se refere às emoções que, embora não sejam acompanhadas por vivências negativas do sujeito (um trauma, por exemplo), têm consequências prejudiciais ao funcionamento somático e às configurações subjetivas da personalidade.

O problema do estresse

Assim, o estresse tem muito mais a ver com a emoção produzida do que com o evento ameaçador em si. Nesta perspectiva, o estresse não é explicado, exclusivamente pela ação dos agentes externos agressores. Um exemplo típico é o “sofrer por antecipação”. Às vezes, ficamos ansiosos e com dor de barriga só de pensar na prova que vamos fazer, mesmo sem saber se ela está realmente difícil. Às vezes, perdemos o sono só de pensar nas atividades e prazos a cumprir no dia seguinte.

E os contextos laborais também “sofrem” as consequências do estresse, sendo que alguns sintomas são a redução da produtividade e também da qualidade do trabalho, o absenteísmo, o presenteísmo, o aumento do número de acidentes e de erros,  as desconfianças, demonstrações de irritabilidade, discussões e até alcoolismo.

Para Ferreira (2007), o estresse laboral pode advir de três dimensões do trabalho:

1- Organização

Por organização do trabalho entende-se: a natureza e a divisão das tarefas (hierarquia, aspectos técnicos, operacionais, administrativos e sociais); regras formais (missão, legislação, normas e procedimentos); tempo (jornada, pausas, turnos e prazos); produtividade esperada (metas, qualidade e quantidade); regras informais (regras de ofício, práticas e hábitos). 

2- Condições

As condições de trabalho abrangem os elementos estruturais como: qualidade do ambiente físico; equipamentos e materiais disponíveis para a execução do trabalho.

3- Relações Socioprofissionais

As relações socioprofissionais referem-se aos elementos interacionais, por exemplo: modelo de gerência, processo de comunicação; disputas profissionais, participação nas decisões.

A análise dessas três dimensões pode nos fornecer informações importantes sobre o nível de estresse e de saúde do trabalhador. Fatores como autoridade para tomar decisões e uso de habilidades pessoais no ambiente de trabalho têm sido associados a níveis de estresse mais reduzidos. Trabalhos mais ativos, com alta demanda e alto controle estão também associados a maior nível de satisfação, mesmo que sejam mais demandadores.

Não é possível eliminar todas as fontes de estresse da nossa vida, mas podemos aprender a lidar com ele, tomando consciência dele e criando estratégias para amenizar os seus efeitos. Fique atento caso perceba que não acorda com a mesma disposição, que está com nível baixo de energia, que se irrita facilmente com os outros, que o comportamento está fora do padrão habitual.

Daniela Piroli Cabral

Share
Published by
Daniela Piroli Cabral

Recent Posts

Ainda pouca mas bendita chuva

Eduardo de Ávila Depois de cinco meses sem uma gota de água vinda do céu,…

10 horas ago

A vida pelo retrovisor

Silvia Ribeiro Tenho a sensação de estar vendo a vida pelo retrovisor. O tempo passa…

1 dia ago

É preciso comemorar

Mário Sérgio No dia 24 de outubro, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate…

2 dias ago

Mãe

Rosangela Maluf Ah, bem que você poderia ter ficado mais um pouco; só um pouquinho…

2 dias ago

Calma que vai piorar

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Depois que publiquei dois textos com a seleção de manchetes que escandalizam…

3 dias ago

Mercados Tailandeses

Wander Aguiar Para nós, brasileiros, a Tailândia geralmente está associada às suas praias de águas…

4 dias ago