Categories: Daniela Piroli Cabral

Série Psicologia Descomplicada: qual é a diferença entre psicologia, psiquiatria e psicanálise?

Foto: Divulgação | Redes Sociais
Daniela Piroli Cabral
contato@dnaielapiroli.com.br

É dúvida comum, entre aqueles que procuram auxílio de um profissional de saúde mental, a diferença entre os termos psiquiatra, psicólogo e psicanalista. Então tentemos esclarecer.

Psiquiatra

É um profissional médico que se especializou em psiquiatria. Assim como os casos de um pediatra que se especializou na saúde da criança e de um cardiologista se especializou na saúde do sistema cardiovascular, o psiquiatra tem conhecimentos e está habilitado a receitar medicamentos. Geralmente, o tratamento com o psiquiatra é medicamentoso, mas há profissionais que, por formação ou filosofia, realizam a psicoterapia.

Psicólogo

É um profissional que se graduou em psicologia e que geralmente se especializou em determinada abordagem teórica (sistêmica, Gestalt, cognitivo-comportamental, psicanálise, entre outras). Diferentemente do psiquiatra, o tratamento – denominado como psicoterapia – se dá através da fala e de técnicas específicas, conforme cada linha de tratamento. O psicólogo não está habilitado a receitar nenhum tipo de medicamento, mas, quando necessário, trabalha junto com um psiquiatra.

Psicanalista

É um profissional que tem como requisitos qualquer formação superior (3o grau completo) e a formação em psicanálise em escolas habilitadas a conceder o título de psicanalista. A psicanálise não é área de saber específica dos psiquiatras e dos psicólogos, embora, em sua maioria, sejam tais profissionais que acabem se interessando por esta formação. O psicanalista também não está habilitado a prescrever medicação, a não ser que tenha a formação médica.

O que eu devo observar na escolha do profissional?

Em primeiro lugar, certifique-se de que ele é registrado no conselho de Classe correspondente e que tem formação e experiência necessárias para intervir no seu caso. E, além disso, que está sendo claro e ético em relação aos termos do contrato terapêutico (sigilo, horários, pagamento).

Você pode acessar os links abaixo:

 

 

Daniela Piroli Cabral

Recent Posts

Dezembriar

Silvia Ribeiro Então é dezembro. Hora de pegar a caderneta e fazer as contas. Será…

7 minutos ago

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

18 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

1 dia ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

2 dias ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

3 dias ago