Série Psicologia Descomplicada: qual é a diferença entre psicologia, psiquiatria e psicanálise?

Foto: Divulgação | Redes Sociais
Daniela Piroli Cabral
contato@dnaielapiroli.com.br

É dúvida comum, entre aqueles que procuram auxílio de um profissional de saúde mental, a diferença entre os termos psiquiatra, psicólogo e psicanalista. Então tentemos esclarecer.

Psiquiatra

É um profissional médico que se especializou em psiquiatria. Assim como os casos de um pediatra que se especializou na saúde da criança e de um cardiologista se especializou na saúde do sistema cardiovascular, o psiquiatra tem conhecimentos e está habilitado a receitar medicamentos. Geralmente, o tratamento com o psiquiatra é medicamentoso, mas há profissionais que, por formação ou filosofia, realizam a psicoterapia.

Psicólogo

É um profissional que se graduou em psicologia e que geralmente se especializou em determinada abordagem teórica (sistêmica, Gestalt, cognitivo-comportamental, psicanálise, entre outras). Diferentemente do psiquiatra, o tratamento – denominado como psicoterapia – se dá através da fala e de técnicas específicas, conforme cada linha de tratamento. O psicólogo não está habilitado a receitar nenhum tipo de medicamento, mas, quando necessário, trabalha junto com um psiquiatra.

Psicanalista

É um profissional que tem como requisitos qualquer formação superior (3o grau completo) e a formação em psicanálise em escolas habilitadas a conceder o título de psicanalista. A psicanálise não é área de saber específica dos psiquiatras e dos psicólogos, embora, em sua maioria, sejam tais profissionais que acabem se interessando por esta formação. O psicanalista também não está habilitado a prescrever medicação, a não ser que tenha a formação médica.

O que eu devo observar na escolha do profissional?

Em primeiro lugar, certifique-se de que ele é registrado no conselho de Classe correspondente e que tem formação e experiência necessárias para intervir no seu caso. E, além disso, que está sendo claro e ético em relação aos termos do contrato terapêutico (sigilo, horários, pagamento).

Você pode acessar os links abaixo:

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *