Categories: Mário Sérgio

Em contrapartida…

E se algum dos conflitos em curso escalar para uma situação mais ampla, que afete mais nações?

É um ponto a se pensar, porque já não será um conflito corpo a corpo, como bem lembrado, em 1972, pelo grande mestre Martinho da Vila em “Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade”: “Aprendeu-se a liberdade combatendo em Guararapes, entre flechas e tacapes, facas, fuzis e canhões”. As armas hoje disponíveis são bem mais poderosas e incluem experimentos biológicos, atômicos e, ainda mais preocupantes: de informação. Poder bélico que destrói à distância ou que pode ser transportado por uma única pessoa, em forma de microrganismos capazes de causar danos orgânicos gigantescos e ainda se multiplicarem com espantosa velocidade. E isso sem causar qualquer dano às estruturas arquitetônicas. Ou, como desenhado por George Orwell, em 1948, no livro “1984”, em que mesmo a história é manipulada para manter o povo na ignorância, promovendo a guerra da desinformação que ainda coopta os incautos, submissos ao Grande Irmão, a se tornarem tentáculos em cada espaço de convivência, para um perpétuo controle.

Possivelmente, nesse cenário complexo, talvez se imponha a necessidade de um novo Stoke Mandeville e novos Ludwig Guttmann, na tentativa de recuperar ou reduzir os danos de extensão absolutamente inimaginável.

Hoje, inúmeros países, especialmente aqueles considerados ‘de primeiro mundo’, veem catatônicos a sua demografia despencar, a ponto de colocar em risco a continuidade de sua cultura, enquanto povo, sem forças para reverter o catastrófico quadro. A entrada das mulheres no mercado de trabalho deu a elas a oportunidade de definir suas prioridades e de planejar a reprodução em consonância com seu desenvolvimento profissional. Alie-se a isso as incertezas econômicas e insegurança social, a longevidade com melhor qualidade e o individualismo facilitado pelas novas tecnologias que influenciam a decisão quanto a ter filhos. Todos esses fatores recebem ainda o aporte dos riscos de conflagração internacional.

É impactante a velocidade com que emergem novas máquinas, equipamentos e softwares, como efemérides que, tão rapidamente quanto são criados, serão sucateados e sucedidos por outros que buscam substituir o que nos resta de humanidade.

Se essas premissas causam espécie a tantas pessoas, avalie-se a situação das Pessoas com Deficiência que, historicamente buscam sua autonomia, a conquista de algum direito que lhes permita melhor qualidade de vida, apesar de sua deficiência. No que se pode dizer ser o seu melhor momento, o tempo em que a invisibilidade é reduzida, a possibilidade de participar do mercado de educação, de trabalho e da economia, entre outros, percebe que o futuro se apresenta instável: ora favoravelmente, com tratamentos e tecnologias assistivas em alta; ora negativamente, com preconceitos, aversões e incertezas geopolíticas ameaçadoras.  

O berço mineiro incita a me valer dos ditos populares, sem as obrigações textuais, perpetuados oralmente por nossos pais, parentes e comunidade próxima, mais experiente. Isso para buscar alento nas promessas de alternância entre os diversos embates que a vida nos propicia.

“Não há bem que sempre dure, em contrapartida, também não há mal que não se cure”. Pura verdade!

Blogueiro

Share
Published by
Blogueiro

Recent Posts

Antítese

Por que sofremos tanto a perda das pessoas queridas, se sabemos que é um caminho…

15 horas ago

Natal? Gosto não…

Rosangela Maluf Natal? Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas…

21 horas ago

Guarda-chuva

Há pouco tempo estive em uma exposição de Banksy, artista de origem inglesa que trabalha…

3 dias ago

Luzes de Natal

Sandra Belchiolina O espírito de Natal chega sem alarde. Baixa em nós como um sopro…

4 dias ago

O que não tem remédio

Daniela Piroli Cabraldanielapirolicabral@gmail.com Há muito tempo me chama a atenção como o senso comum associa…

5 dias ago

Reta final de um ano difícil

Eduardo de Ávila Não sou de reclamar, ao contrário, procuro sempre – espiritualmente – aprender…

6 dias ago