Era aniversário de Dani — mulher de voz vasta, que preenche as areias e o mar com seu canto ancestral. Em Cumuruxatiba, somos presenteados com sua música nas barracas à beira-mar. A potência da sua presença cresce quando ela empunha a zabumba. Dani é uma das guerreiras da vila: líder comunitária, guardiã dos direitos das mulheres, herdeira do mar, que conheceu de perto nas pescarias da juventude ao lado do avô e de sua mãe.
No seu dia, como não poderia deixar de ser, amigos se reuniram em torno dela. Crianças logo se espalharam pela areia, brincando sob o sol generoso. O cenário escolhido foi Japara Mirim — praia do coração de Dani, palco perfeito para celebrar a vida.
Chegavam em grupos, trazendo consigo alegria e quitutes: carnes suculentas para o churrasco, espetinhos coloridos de legumes, mandioca e batata-doce fumegantes, salada de quinoa, pães artesanais, homus fresco. Dani, filha do mar, presenteou a todos com seus inesquecíveis peixes vermelhos, assados lentamente na brasa. Até o bolo — com vela e parabéns — marcou presença nessa festa plural.
A natureza, cúmplice, se vestiu de gala. O rio serpenteava preguiçoso até o mar, como quem hesita em se entregar ao destino. Seus meandros formavam bancos de areia, brincando de esconder. As falésias de Japara Mirim, em tons vivos, contrastavam com o verde da mata e do oceano.
Enquanto isso, as crianças ora mergulhavam no rio, ora se perdiam nas dunas. Os amigos, como era de se esperar, trouxeram seus instrumentos. A cantoria se espalhou e até a Lua, quase cheia, apareceu curiosa para espiar o luau.
À noite, o céu se acendeu em milhares de pontinhos cintilantes. Um fogo foi aceso com galhos resgatados da areia. Os tambores ressoaram, o violão se fez melodia e o canto coletivo ecoou nesse paraíso baiano.
Foi um dia em que a natureza também celebrou a vida de sua guerreira.
–
Fotos:
@yagollopes
@sandra.belchiolinapsicanalista
Há pouco tempo estive em uma exposição de Banksy, artista de origem inglesa. Ele trabalha…
Sandra Belchiolina O espírito de Natal chega sem alarde. Baixa em nós como um sopro…
Daniela Piroli Cabraldanielapirolicabral@gmail.com Há muito tempo me chama a atenção como o senso comum associa…
Eduardo de Ávila Não sou de reclamar, ao contrário, procuro sempre – espiritualmente – aprender…
Me transportando para um lugar de relações humanas, observo episódios que colocam em dúvida o…
Qual a expectativa de conquista, ou presentes, para crianças que se empenharam todo o ano,…
View Comments
❤️❤️lindeza demais!
Sandra deu pra sentir até o cheiro da maresia com sua escrita!
Parabéns a uma das rainhas do mar ! Saúde e paz!