Que o carnaval de Veneza é incrível eu já contei por aqui e agora volto pra contar sobre a novidade: os(as) Pickpockets, que num bom português significa os famosos “batedores de carteiras” continuam por todos os lados da cidade, se procriando cada vez mais e agindo dá mais diversas formas. Então a dica é: fiquem atentos.
É normal acabarmos por nos distrair durante uma viagem de férias, e principalmente em se tratando de países desenvolvidos, acabamos relaxando ainda mais sob a falsa sensação de segurança, mas não se enganem. Cidades grande em todos os lugares do mundo passam por questões sociais mal resolvidas que acabam culminando na violência e na criminalidade seja ela qual for, a diferença é que em algumas a sensação de violação pessoal pode ser reduzida, visto que esses delinquentes não chegaram armados com facas, canivetes ou armas para roubar seus pertences.
Faço o alerta pois já vivenciei isso algumas vezes e em países diferentes. Na Itália, meu pai foi furtado dentro do metrô e quando fomos buscar ajuda da polícia, nada fizeram em diferentes delegacias que fui. A prática se tornou tão comum que já existem passeios com locais que conhecem os grupos de batedores e saem fazem caça aos pickpockets com turistas e quando os encontram saem gritando para alertar aos outros turistas.
Na França é bastante comum que jovens adolescentes lhe abordem para assinar uma petição para ajudar uma causa e enquanto uma delas te entretém, as outras vão lá e limpam seus bolsos.
Nessa última passagem por Veneza, uma ítalo brasileira, percebendo que eu estava falando em português, chegou próxima a mim, pediu em inglês pra colocar o copo na mesa e disse que estava tudo bem, ela ficou do nosso lado e simulou uma mensagem para uma amiga em português, começamos a conversar com ela e ela não tirava o olho das sacolas que estavam ao meu lado. Enfim, quando fomos embora, escutei ela conversando com as outras amigas que comigo tinha dado errado, mas eram pickpockets e não desistiriam.
Já tive várias outras tentativas e ouvi inúmeros casos que infelizmente os meliantes levaram a melhor.
Em resumo, mesmo que esteja de férias e em países relativamente seguros, é altamente recomendado permanecer sempre de olho nos seus pertences pessoais para evitar dores de cabeça.
Indígena Tobá (Brasil) fotografada por Marc Ferrez, 1876. Daniela Piroli Cabral danipiroli@hotmail.com De novo, as palavras.…
Eduardo de Ávila Por mais que os tempos deixem a gente mais sereno e menos…
Silvia Ribeiro Compreendendo as fases da vida. Todos os dias a vida nos concede a…
Mário Sérgio O cinema sempre me encantou de uma forma consistente. Contar estórias de pessoas;…
Parte IIRosangela Maluf Era tão bom conversar com ele. João tinha um jeito diferente e,…
Taís Civitarese Será que o Jeff Bezos sabe arrumar a própria cama? Ou será que…
View Comments
Excelente texto, apresenta uma reflexão sobre uma situação real e assustadora. Parabéns!