Continuando a série sobre minha última passagem pela Itália, hoje conto um pouco mais sobre 2 cidades visitadas nessa temporada: San Gimignano, Siena e Pisa, mas antes darei um panorama geral sobre a região da Toscana.
A região está localizada no centro da Itália, tem como capital Florença e é reconhecida como berço da cultura renascentista. Além da história, da arte e da cultura ela é mundialmente famosa por sua gastronomia, com destaque, na produção dos vinhos como os Chianti, os Brunello de Montalcino e os super toscanos, esses últimos classificados como os vinhos Premium da região.
Para se locomover entre uma cidade e outra, podemos optar por trem, ônibus, excursão ou até mesmo alugar um carro e no meu caso, optei num dia pelo carro para ter mais flexibilidade para aproveitar melhor San Gimignano e Siena e trem para ir a Pisa já que de lá já embarcaria para a Romênia.
Saindo de Florença a primeira parada foi San Gimignano que é uma charmosa cidade medieval na Toscana, famosa por suas torres de pedra que dominam a paisagem, valendo-lhe o apelido de “Manhattan da Idade Média”. Localizada entre Florença e Siena, é um Patrimônio Mundial da UNESCO, preservando sua arquitetura medieval e ruas de paralelepípedos. Além das vistas panorâmicas das colinas toscanas, San Gimignano é conhecida por seu vinho branco Vernaccia di San Gimignano e pelo premiado gelato da Gelateria Dondoli, que é realmente delicioso. A cidade é charme puro e oferece uma viagem no tempo, com praças encantadoras, igrejas históricas e uma atmosfera autêntica da Toscana.
Saindo de San Gimignano, o destino foi Siena que é uma das cidades medievais mais bem preservadas da Toscana, famosa por sua arquitetura gótica, ruas estreitas de paralelepípedos e a grandiosa Piazza del Campo, considerada uma das praças mais bonitas da Itália. É mundialmente conhecida pelo Palio di Siena, uma corrida de cavalos tradicional realizada duas vezes por ano. A cidade abriga a Catedral de Siena (Duomo di Siena), uma obra-prima do estilo gótico italiano, com interiores deslumbrantes e obras de artistas renomados. Com uma atmosfera vibrante, Siena oferece uma imersão na história, arte e gastronomia toscana, sendo um destino imperdível na região.
Pisa é famosa por sua Torre Inclinada, localizada na Piazza dei Miracoli, junto à Catedral e ao Batistério. Além desse ícone, a cidade abriga a histórica Universidade de Pisa e revela praças charmosas, igrejas e uma vibrante vida local às margens do rio Arno.
Em resumo, essas são algumas das cidades imperdíveis da Toscana e me deixaram com ainda mais vontade de voltar para explorar a região.
Victória Farias Essa noite, sonhei que meu corpo era feito de purpurina. Nem azul, nem…
Silvia Ribeiro Mil fantasmas assustando o coração de uma menina. Ela não sabe nada de…
Mário Sérgio Amigo hospitalizado, na UTI, por um acidente de trânsito. Seu estado provocava comoção.…
Rosangela Maluf Primeiro tempo Já era tarde quando Aurélia foi se deitar. Passava das onze…
Peter Rossi Toda essa crise me fez desistir de qualquer meio de locomoção. Embora cansado,…
Não é de hoje que pessoas oprimidas aliam-se aos seus opressores para sobreviverem. Isso acontece…