Então nosso patrão resolveu abolir a censura? Ou teria resolvido abolir a ética? Vendeu a alma para o alaranjado e quer seguir nos fazendo de otários?
Olha, eu amo os nerds. No colégio em que estudei, ouvia-se dos professores: seus colegas mais estudiosos serão os seus chefes de amanhã. Não foi mentira. Sempre admirei as habilidades cognitivas e meu sonho era ser muito inteligente. No entanto, se essa habilidade não estiver aliada a bons valores, de que serve?
Serve para destruir o mundo.
Existe o talento, existe a inteligência e existem os valores. São partes de uma mesma engenhoca chamada ser humano e que tem grande potencial para produzir coisas boas. Mark Zuckerberg conectou as pessoas. E daí, foi só ladeira abaixo. Endossou algoritmos angustiantes, aderiu a técnicas dopaminérgicas para viciar o usuário de rede social, não oferece suporte adequado a quem sofre golpes nas redes (sic eu mesma), nunca incluiu um mecanismo protetor para o excesso de tempo de uso e, agora, passou a vassoura no que restava de princípios em sua Meta: a moderação.
Seria economia? A empresa está precisando de dinheiro? Seria alinhamento político? Sem dúvida. Marcos homologou a carteirinha de trouxas de todos nós. Disfarçou de direito à liberdade o que, na verdade, é o direito à enganação alheia. Tudo na vida em sociedade tem moderação. Seja ela dada pelo espaço do outro, pelo direito do outro, pela lei, pela natureza, pela escassez. Nada é total neste mundo. O que está imoderado, alucinado e quase napoleônico é o delírio trumpista e o medo de Zuck em ficar de fora da festa. Blergh para ambos!
Parte I Rosangela Maluf Nem sei mesmo porque me lembrei do João! Não falei nele,…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Finalmente transformado em réu pelo STF, a questão que se coloca é:…
Peter Rossi A vida nos propõe revanches, que costumamos chamar de resgates. São derrotas anteriores…
Taís Civitarese Agora, aos noventa anos, devo confessar um crime que cometi ao longo de…
Sandra Belchiolina “Existe um momento na vida de cada pessoa em que é possível sonhar…
Daniela Piroli Cabral contato@danielapiroli.com.br Dizem que à medida que envelhecemos o tempo costuma passar mais…