Para nós, brasileiros, a Tailândia geralmente está associada às suas praias de águas cristalinas, às montanhas encravadas no meio do mar e aos enormes e belos templos de adoração. Nesse ritmo, acabamos, em alguns momentos, negligenciando outras questões culturais extremamente interessantes, como, por exemplo, os mercados tradicionais.
Acredito que conhecer um mercado local é também conhecer a cultura do lugar, e sou apaixonado por esse tipo de passeio. Em Bangkok e arredores, é possível encontrar mercados bastante exóticos, e decidimos explorar alguns deles: o mercado flutuante e o mercado do trem, ambos muito interessantes.
Para visitar e fazer compras no mercado flutuante, o guia nos leva até a entrada, onde um canoeiro nos busca para nos levar até sua canoa. As lojas estão distribuídas pelos diversos canais, e não é possível descer da canoa durante o passeio — toda a negociação é feita de dentro da embarcação. Nesse mercado, é possível encontrar um pouco de tudo, desde alimentos in natura até refeições completas, além de souvenirs e eletrônicos. Uma baita experiência!
Já o mercado do trem está localizado entre os trilhos e é preciso literalmente “andar na linha”. Ele é um pouco menor que o mercado flutuante que visitamos, mas oferece um entretenimento de alta qualidade, pois, ao longo do dia, vários trens passam por ele, e os feirantes têm que se preparar rapidamente para erguer os toldos de suas barracas e, por vezes, retirar seus produtos dos trilhos para que o trem passe bem devagar, enquanto uma grande aglomeração se junta para assistir.
De volta a Bangkok, pegue um tuk-tuk, o tradicional triciclo da região, e não deixe de visitar a famosa Khao San Road para experimentar as iguarias vendidas por lá, como aranhas, baratas-d’água, entre outros. Experimentei o escorpião, o gafanhoto e a larva; embora recomende a experiência, espero não precisar comê-los novamente!
Silvia Ribeiro Tenho a sensação de estar vendo a vida pelo retrovisor. O tempo passa…
Mário Sérgio No dia 24 de outubro, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Depois que publiquei dois textos com a seleção de manchetes que escandalizam…
Sandra Belchiolina sandra@arteyvida.com.br O céu azul, azul Contrasta com o verde, verde da mata O…