Categories: Daniela Piroli Cabral

Sobre vivências: grupo de enlutados por suicídio

Daniela Piroli Cabral
danielapirolicabral@gmail.com

O suicídio é tema complexo e sensível, ainda revestido de estigma, tabu e preconceito na cultura ocidental contemporânea, o que impacta diretamente na saúde mental dos enlutados.

Por se tratar de uma morte geralmente violenta, traumática e inesperada, o luto decorrente da morte por suicídio apresenta particularidades específicas, entre eles os impactos psicológicos (sendo o trauma o principal deles), os impactos socioculturais (sendo o tabu e o não reconhecimento do luto os principais entraves para o apoio social) e os processos de construção de sentido para o enlutado, dada a crise identitária e existencial que a morte por suicídio impõe aos que ficam.

O luto decorrente do suicídio geralmente é de um longo tempo, pelos inúmeros questionamentos, pelo redemoinho de emoções, pela perplexidade diante da finitude inesperada, pelo julgamento sobre o propósito da vida, pela dificuldade de aceitar, entender e compreender as causas, pelo isolamento e o silenciamento dos enlutados, carentes de referências para espelhar suas dores.

A verdade sobre a vida vai embora com quem morreu e, às vezes, fica difícil elaborar o luto de si mesmo: “Quem sou eu após essa perda?”.

O grupo Sobre vivências é um espaço de partilha entre os enlutados por suicídio que vem funcionando no meu consultório, mensalmente, aberto a todos aqueles que se sentem sozinhos na experiência de perda de alguém por suicídio. O grupo é aberto, homogêneo e gratuito, basta se inscrever via formulário eletrônico.

É um espaço de acolhimento, escuta e partilha respeitosa de experiências vividas após a perda. É um lugar de se reivindicar o direito ao luto, de entender o caráter polissêmico da morte por suicídio e também a dimensão ético-política do luto, necessários à continuidade do curso da história humana.

Como disse uma sobrevivente: “no suicídio temos que lidar com duas perdas. São dois lutos, na verdade. Um pela morte e outro pela causa.”

Se você perdeu alguém por suicídio ou conhece alguém que pode se beneficiar deste cuidado, compartilhe a informação. O próximo encontro será no dia 04/05, de 10h às 12h.

Link: https://docs.google.com/forms/d/1iZBsqWT_odUCzAzzKIxnN3sSr81887TENGBEOmnNkc8/edit

 

Daniela Piroli Cabral

Share
Published by
Daniela Piroli Cabral

Recent Posts

Mendoza, até o fim

Peter Rossi Sigo contando minhas peripécias, espero que não os enfade, mas, ao contrário, desperte…

52 minutos ago

A mamata acabou

Wander Aguiar Buenos Aires é uma das minhas cidades favoritas no mundo, e jamais vou…

18 horas ago

Rap para amigas de direita

Aproveitando o ensejo das eleições municipais (e inspirada pelo ritmo musical ouvido por meus filhos),…

1 dia ago

Sons, silêncios, reticências…

Sandra Belchiolina Gosto das meias palavras ou de poucas palavras, Das reticências que dão margem…

2 dias ago

A degradação invadindo o ambiente familiar

Eduardo de Ávila Não bastassem tantos dissabores a que a vida moderna tem nos condenado,…

4 dias ago

Minhas lutas

Silvia Ribeiro Dificilmente confidencio minhas lutas. Talvez por andar distraída demais com a vida que…

5 dias ago