Categories: Taís Civitarese

Crimes virtuais

Taís Civitarese

Ontem, recebi um email supostamente enviado por John Kooke, investigador particular de Hong Kong. Ele dizia ter informações muito importantes para me passar. Achei curioso, deletei rapidamente e fiquei pensando no que aconteceria se eu tivesse respondido à mensagem.

Menos precavida, há alguns meses vi um anúncio promocional de uma das minhas lojas preferidas. Cliquei no link que dava acesso ao site e comprei lindos objetos de casa pelo valor de uma pechincha. A compra nunca chegou. Certamente era uma página falsa com aparência idêntica à da original.

Ultimamente, está mais perigoso ficar em casa mexendo na internet do que sair pelas ruas sozinho de madrugada. A criatividade dos ladrões virtuais está em alta. Eles se aproveitam de vulnerabilidades psicológicas diversas – como curiosidade, medo, desejo por descontos ou por melhorar de vida – e aplicam golpes de todas as maneiras possíveis.

Um amigo advogado disse que o mundo do crime deslocou-se de vez para o terreno ‘online’ e é verdade. Por isso, necessitamos cada vez mais de senhas, palavras-chave, verificação em dois fatores, reconhecimento facial e de provas de que somos mesmo humanos…

Não bastassem os jogos de apostas – crimes legalizados – que se disseminam como praga, é preciso ter cautela e desconfiar de ofertas que pareçam boas demais para serem verdade. Também é necessário segurar a curiosidade e o ímpeto de clicar em chamadas sensacionalistas. Diferentemente do mundo fora das telas, em que a ingenuidade ou inexperiência nos deixam mais vulneráveis ao engodo, para cair em ciladas virtualmente basta um pequeno lapso ou desarmar-se da vigilância e da atenção constantes. Que ao menos a nuvem, onde os dados estão salvos, permaneça imune. Que o que está acima dela nos ajude!

Tais Civitarese

Share
Published by
Tais Civitarese

Recent Posts

O relógio na parede

Rosângela Maluf Quando a vó morreu, sendo eu a neta mais velha, herdei dela o…

55 minutos ago

Palhaço

De repente ... O palhaço maquia-se no camarim, Rouge, batom, cremes, máscara (o palhaço em…

1 dia ago

De olhos bem abertos

Pegue um homem branco. Acrescente a ele autoestima injustificada, falta de escrúpulos e uma extrema…

2 dias ago

Janela da vida

Da minha janela eu vejo O tiziu no seu ritmo e canto sobe e desce…

3 dias ago

Todas as minhas mortes

Daniela Piroli Cabral danielapirolicabral@gmail.com O cardiologista me afirma com segurança: "com esse colesterol, suas chances…

4 dias ago

Descaso e troca de turno

Eduardo de Ávila Carrego decepções com o tratamento dado a nós, consumidores, por onde passamos.…

5 dias ago