Quando se rompe a integridade da pele, são liberadas substâncias na circulação sanguínea que recrutam células de defesa e de reconstrução para repararem o dano. A isso se chama inflamação. A pele é regenerada pela ação dos fibroblastos, células que produzem fibrina e colágeno. Enquanto isso, os linfócitos do tipo T promovem o engolimento dos agentes invasores, dentre eles, os fungos e as bactérias.
Se esses movimentos fossem todos audíveis, seriam como os sons de um exército, em que tiros, gritos, marchas e mutirões compõem a sinfonia do trabalho.
Entretanto, quando a pele se rompe, toda a reparação ocorre em silêncio. Ou ocorre com sons mínimos, líquidos, que não se é capaz de escutar. Só não existe silêncio para o tato e para os olhos pois o processo emite calor e produz vermelhidão.
Quando me rompo, preciso igualmente imergir no silêncio e simular um abrigo vermelho e quente para descansar. Toda a função e as conexões humanas me perturbam porque preciso dedicar-me aos pedaços quebrados, a remover o entulho, a misturar o amálgama e não há tempo para distrações.
Há quem se regenere na união com as pessoas, no apoio mútuo, nas palavras alheias de carinho. Meu reparo ocorre no distanciamento, na calmaria onde a construção pode ser feita apenas ao rumor da música e ao pio dos passarinhos. Sob o calor do sol da tarde ou debaixo de um cobertor. Quanto menos vozes, melhor.
Não é pessoal, é apenas um tipo de funcionamento. Somente assim poderei falar de novo e sorrir de novo. Só assim, se calar tudo por um instante. Caso contrário, o barulho infinito me ensurdecerá. Ficarei muda, robótica e anestesiada perante inclusive as belezas. Estarei em qualquer lugar sem estar.
Vez ou outra, recolho-me a esse estratagema e dele faço uso por meses, anos ou por algumas horas. Sei que é assim que me curo e ter tal noção já basta em certos momentos para ser, por si só, reconfortante.
Eduardo de Ávila Depois de cinco meses sem uma gota de água vinda do céu,…
Silvia Ribeiro Tenho a sensação de estar vendo a vida pelo retrovisor. O tempo passa…
Mário Sérgio No dia 24 de outubro, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Depois que publiquei dois textos com a seleção de manchetes que escandalizam…
Wander Aguiar Para nós, brasileiros, a Tailândia geralmente está associada às suas praias de águas…