Gabriela Pedrosa

A palavra “legado” marcou o meu final de semana.

No sábado, tive a oportunidade de conhecer a Festa da Floração das Cerejeiras do Sr. Miura que acontece no Morro do Chapéu em Belo Horizonte. Nela, o condomínio é aberto ao público externo e centenas de pessoas experienciam o Hanami, uma tradição japonesa de contemplação da beleza das flores.

Durante o festival, encontrei o Sr. Miura apreciando não somente as cerejeiras, mas a magia daquele momento. Foi realmente muito lindo ver tantas pessoas dedicando parte do seu dia à natureza e às memórias que estavam sendo colecionadas!

Encontrei o mesmo olhar de admiração no domingo quando visitei os meus avós e a sua casa estava cheia com todos os nossos familiares. O dia foi marcado por trocas inestimáveis e muito amor.

A palavra “legado” tem diversos significados, mas um deles é a forma como seremos lembrados pela nossa história. É a herança que deixamos para a posteridade, seja durante a nossa vida ou após o fim dela. Consiste no que transmitimos às pessoas que nos cercam e que acompanharam os passos que demos em nossa caminhada.

Essa herança pode ser tão concreta quanto os bens materiais que deixamos para os nossos entes queridos ou pode ser intangível. Pode ser as causas que inspiramos, os costumes e as tradições que cultivamos, a sabedoria que compartilhamos, os valores que transmitimos, os exemplos que deixamos ou a diferença que fizemos na vida daqueles ao nosso redor.

Deixar um legado é transcender. É deixar uma marca que vai existir para além do nosso tempo. Ela não será somente recordada, mas também foi apreendida e, de certa forma, será repassada para as gerações que virão.

O que recebemos dos nossos avós e pais e que queremos transmitir para os nossos filhos e netos?
Não podemos esquecer do que realmente importa: o legado se constrói no dia a dia, na constância. Ele reflete a maneira como escolhemos viver o nosso cotidiano e o impacto que tais escolhas têm em nossos entes queridos, nossa comunidade e no mundo.

Como você tem vivido os seus dias?

Blogueiro

View Comments

Share
Published by
Blogueiro

Recent Posts

Antítese

Por que sofremos tanto a perda das pessoas queridas, se sabemos que é um caminho…

10 horas ago

Natal? Gosto não…

Rosangela Maluf Natal? Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas…

15 horas ago

Guarda-chuva

Há pouco tempo estive em uma exposição de Banksy, artista de origem inglesa que trabalha…

3 dias ago

Luzes de Natal

Sandra Belchiolina O espírito de Natal chega sem alarde. Baixa em nós como um sopro…

4 dias ago

O que não tem remédio

Daniela Piroli Cabraldanielapirolicabral@gmail.com Há muito tempo me chama a atenção como o senso comum associa…

5 dias ago

Reta final de um ano difícil

Eduardo de Ávila Não sou de reclamar, ao contrário, procuro sempre – espiritualmente – aprender…

6 dias ago