A palavra “legado” marcou o meu final de semana.
No sábado, tive a oportunidade de conhecer a Festa da Floração das Cerejeiras do Sr. Miura que acontece no Morro do Chapéu em Belo Horizonte. Nela, o condomínio é aberto ao público externo e centenas de pessoas experienciam o Hanami, uma tradição japonesa de contemplação da beleza das flores.
Durante o festival, encontrei o Sr. Miura apreciando não somente as cerejeiras, mas a magia daquele momento. Foi realmente muito lindo ver tantas pessoas dedicando parte do seu dia à natureza e às memórias que estavam sendo colecionadas!
Encontrei o mesmo olhar de admiração no domingo quando visitei os meus avós e a sua casa estava cheia com todos os nossos familiares. O dia foi marcado por trocas inestimáveis e muito amor.
A palavra “legado” tem diversos significados, mas um deles é a forma como seremos lembrados pela nossa história. É a herança que deixamos para a posteridade, seja durante a nossa vida ou após o fim dela. Consiste no que transmitimos às pessoas que nos cercam e que acompanharam os passos que demos em nossa caminhada.
Essa herança pode ser tão concreta quanto os bens materiais que deixamos para os nossos entes queridos ou pode ser intangível. Pode ser as causas que inspiramos, os costumes e as tradições que cultivamos, a sabedoria que compartilhamos, os valores que transmitimos, os exemplos que deixamos ou a diferença que fizemos na vida daqueles ao nosso redor.
Deixar um legado é transcender. É deixar uma marca que vai existir para além do nosso tempo. Ela não será somente recordada, mas também foi apreendida e, de certa forma, será repassada para as gerações que virão.
O que recebemos dos nossos avós e pais e que queremos transmitir para os nossos filhos e netos?
Não podemos esquecer do que realmente importa: o legado se constrói no dia a dia, na constância. Ele reflete a maneira como escolhemos viver o nosso cotidiano e o impacto que tais escolhas têm em nossos entes queridos, nossa comunidade e no mundo.
Como você tem vivido os seus dias?
Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…
Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…
Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…
Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…
Sandra Belchiolina sandra@arteyvida.com.br Natal De luz De espírito e alma De amor Natal Das esperanças…
View Comments
Meu legado será ter vivido uma vida simples e plena de muito trabalho e dedicação ao outro.