O katsuobushi é um tempero produzido através do peixe atum-bonito. Ele é o próprio peixe curado, fermentado e defumado, ralado em finas lascas e usado para temperar caldos japoneses.
O processo de sua produção é artesanal e leva vários meses. É parte importante da cultura culinária do Japão. A intenção em sua fabricação é concentrar o máximo de sabor possível com a formação de mais moléculas complexas.
As curas e defumaçōes sucessivas formam um bloco compacto de aminoácidos intensamente saborosos.
Uma unidade de katsobushi rende um volume impressionante de lascas. E uma particularidade delas é que, de tão leves, quando sobre a comida, parecem se mexer sozinhas ao menor sopro de ar por perto.
Ontem vi pela primeira vez um katsuobushi inteiro. Ele foi comprado para presentear um amigo. Seu aspecto é firme como o de uma pedra, alongado, feio e acinzentado. Em nada lembra suas lascas rosadas e suaves.
Pensei em quantas lascas aquele peixe irá produzir. Em quantas pessoas poderão provar preparos com os seus fragmentos. Lembrei-me da multiplicação dos peixes. Do pouco do qual pode fazer-se muito estando esse pouco na intensidade correta. Achei um presente bonito e poético.
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Finalmente transformado em réu pelo STF, a questão que se coloca é:…
Peter Rossi A vida nos propõe revanches, que costumamos chamar de resgates. São derrotas anteriores…
Taís Civitarese Agora, aos noventa anos, devo confessar um crime que cometi ao longo de…
Sandra Belchiolina “Existe um momento na vida de cada pessoa em que é possível sonhar…
Daniela Piroli Cabral contato@danielapiroli.com.br Dizem que à medida que envelhecemos o tempo costuma passar mais…
Eduardo de Ávila Muito antes de Ferreira Goulart lançar essa pérola para a humanidade, confesso…