Certa vez, estava eu caminhando pela Estrada Real, onde os bandeirantes aventuraram-se em busca de pedras preciosas e diamantes. Andava pelos caminhos de Ouro Preto e Mariana, na terra vermelha dos “pés de pomba”. Na terra da névoa perfumada pelo cheiro de assa-peixe.
A estrada de pedregulho era margeada por casarios coloniais de paredes brancas e janelas azuis, bordeadas de vermelho. De seus porões surgiam sussurros e gemidos, revelando uma história sofrida e de bravuras, assim como de amarras e liberdades. Terra onde sinos dobram com seus hinos clamando por seus fiéis. Cada morador ora na igreja de sua irmandade. Em Ouro Preto, foi uma explosão delas – Do Carmo, São Francisco, Do Rosário, São Benedito. De seus interiores, um esplendor reluzindo a pepita dourada transformada em arte.
Arte barroca de Aleijadinho e Mestre Ataíde.
Chegando ao distrito de São Bartolomeu, havia uma névoa densa. Ao longe, avistei a silhueta de um casarão e, à sua frente, um vulto de uma velha senhora sentada à beira da calçada. Era muito cedo, o sol nem conseguira atravessar a serra. A imagem da senhora capturou meu olhar. Estava envolta em cobertas, mas deixava transparecer seu vestido de renda preta com uma rosa vermelha no peito. Um cachorro caramelo aninhava-se em seu colo. Com as costas curvas e a cabeça voltada para o peito, não conseguia ver seu rosto. Aproximei-me mais e pude ver que brincava com pedras. Desenhava no chão e as alinhava em uma geometria que formava lindas mandalas.
Aproximei-me ainda mais… ela levantou o rosto com toda a expressão que uma vida pode comportar. Olhou bem dentro dos meus olhos e, com uma voz macia, aveludada e resignada, disse-me: “Filha, segue seu caminho em paz e, com as pedras que encontrará nele, construa seus mosaicos diversos e multicoloridos.”
Sandra Belchiolina sandra@arteyvida.com.br Voo, Voa, avua, Rasgando o céu, Voo no deslize. Voo, Avua, Rasgando…
Daniela Piroli Cabral contato@dnaielapiroli.com.br Hoje, dia 20 de Novembro, comemora-se mais um dia da Consciência…
Eduardo de Ávila Assistimos, com muita tristeza, à busca de visibilidade a qualquer preço. Através…
Silvia Ribeiro Nas minhas adultices sempre procurei desvendar o processo de "merecimento", e encontrei muitos…
Mário Sérgio Já era esperado. A chuvarada que cai foi prevista pelo serviço de meteorologia…
Rosangela Maluf Em pleno século XXI, somos continuamente bombardeados com novidades de toda espécie! Resumindo,…
View Comments
Sandra sempre bom ler seus textos