Categories: Wander Aguiar

Cabo Verde e a Ilha do Sal

Wander Aguiar

Destino pouco conhecido por nós, brasileiros, Cabo Verde é um conjunto de 10 ilhas localizado no Noroeste da África.

Com quase 600.000 habitantes, sua capital é Praia e fica na Ilha de Santiago. O idioma oficial é o Português e o Crioulo Cabo-verdiando é o dialeto mais comum. A ilha mais visitada pelos turistas é a Ilha do Sal, sendo os portugueses e italianos os maiores frequentadores.

O clima da região é constante: durante todo o ano a temperatura gira em torno de 19 a 30 graus com pouquíssimos dias de chuva, porém, tempestades de areia vindas do Deserto do Saara podem ocorrer ao longo do ano.

A moeda é o Escudo Cabo Verdiano e, devido à escassez de recursos naturais, agravada pelas secas prolongadas e pelo solo pobre, a economia é orientada em serviços com o comércio, o transporte, o turismo e os serviços públicos correspondendo por ¾ do PIB.

A gastronomia é baseada em frutos do mar com influência portuguesa, africana e italiana. Dica: a lagosta por lá tem um preço excelente e é servida em quase todos os restaurantes do centro.

Ficamos em Santa Maria (Ilha do Sal) e dividimos a viagem em duas partes: um resort all inclusive para descansar e relaxar, e um resort no centro para explorar o restante da ilha e ter mais interação com a população e cultura local.

Fomos recebidos por uma das tempestades de areia que por sorte estava leve, rápida e não atrapalhou em nada nossa chegada.

Depois de descansar com vista pro mar paradisíaco, fomos explorar o restante da Ilha e ficamos encantados com a geografia do local. Uma mistura de deserto com vulcões inativos e praias paradisíacas com águas limpas e transparentes.

O centro é simples, porém bastante acolhedor, assim como a população que trata muito bem seus visitantes, sempre carregando um sorriso no rosto, com roupas estampadas, alegres e coloridas, típicas do continente africano.

Os preços são bastante amigáveis, tanto da hospedagem quanto da alimentação e passeios.

Um dos passeios que recomendo é o que vai do sul ao norte da ilha, passando pela cidade de Aspargos, depois pela buracona (foto), pelo deserto onde vimos miragens, a praia dos tubarões e finaliza numa cratera de vulcão inativo invadida pelo mar que criou piscinas naturais com alta concentração de sal e nos fazem boiar assim como no Mar Morto.

Outros passeios tradicionais são os de buggy, explorar a ilha a cavalo e mergulhar nos corais.

Em resumo, pra quem gosta de curtir um destino exótico, a Ilha do Sal é parada obrigatória pelo delicioso conjunto da obra.

Blogueiro

View Comments

Recent Posts

Ainda pouca mas bendita chuva

Eduardo de Ávila Depois de cinco meses sem uma gota de água vinda do céu,…

11 horas ago

A vida pelo retrovisor

Silvia Ribeiro Tenho a sensação de estar vendo a vida pelo retrovisor. O tempo passa…

1 dia ago

É preciso comemorar

Mário Sérgio No dia 24 de outubro, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate…

2 dias ago

Mãe

Rosangela Maluf Ah, bem que você poderia ter ficado mais um pouco; só um pouquinho…

2 dias ago

Calma que vai piorar

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Depois que publiquei dois textos com a seleção de manchetes que escandalizam…

3 dias ago

Mercados Tailandeses

Wander Aguiar Para nós, brasileiros, a Tailândia geralmente está associada às suas praias de águas…

4 dias ago