Uma final para lá de esperada

Luciana Sampaio Moreira

Teve gritaria aí na sua casa na madrugada de hoje, 17 de abril? Aqui na minha teve. Contra tudo e contra quase todos, um preto retinto foi o primeiro campeão do Big Brother Brasil. Isso já era esperado e falado. De origem humilde, Davi Brito, 21 anos, é um jovem preparadíssimo para a vida real e tem uma capacidade analítica gigantesca. Pisa no chão, mantém o passo e tem os olhos sempre voltados para o horizonte. Não é perfeito, não se vendeu como tal. Jogou demais para driblar os paredões, se envolveu em polêmicas e com inteligência deixou – um a um – seus oponentes para trás, ou seja, fora do jogo.

Engraçado isso. Parece personagem de filme. Davi venceu cada obstáculo imposto à sua existência no programa. Riu e brigou em público, e chorou sozinho. Se falando, andando, cantando, dançando, cozinhando para todos os moradores da casa e limpando a bagunça da galera (uma vergonha para os outros participantes e uma regra para as novas edições) ele não podia se destacar, não seria diferente se demonstrasse alguma forma de sofrimento ou cansaço.

Porque em nome dos milhões do prêmio, ele foi atacado de todas as formas. Ele mais que todos ali. Uma em especial foi a que lhe rendeu a vitória que o país celebra. Quando Leidy Elin pegou a mochila de roupas de Davi no quarto e jogou na piscina o “caldo entornou de vez”, porque não apenas o motorista de aplicativo se sentiu humilhado, mas todo mundo que assistiu aquela cena protagonizada por outra preta que se rendeu ao canto de uma “sereia” que é só estampa. Ali, o racismo e o preconceito gritaram alto demais e o povo que vota fez a sua escolha.

Na primeira comemoração no jardim da casa, ele abraçou a sua principal algoz. E abraçou todos no final. Achei maravilhoso. O que se faz em Vegas tem que ficar em Vegas, não é? Agora, se não gostaram do Davi liso lá dentro, enquanto limpava o banheiro que dondocas ricas e dondocas pobres usavam, não vai ser agora que vão amá-lo, a não ser – é lógico – que exista algum interesse.

De forma inequívoca, o vencedor do BBB 2024 tem mais um desafio pela frente: ser milionário pelo resto da vida. Vão aparecer “amigos”, convites, propostas variadas de negócios e muitas mulheres. Homem liso não atrai, né? Eu realmente espero que ele siga o caminho que o trouxe até aqui, com sabedoria para diferenciar verdades de tentações que possam tirar dele o que foi conquistado a tão duras penas.

E que Davi desfrute de tudo e muito do melhor que a vida lhe oferecer. Sua vitória também é do povo brasileiro trabalhador.

Blogueiro

Recent Posts

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

17 horas ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

23 horas ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

2 dias ago

Assumir

Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…

2 dias ago

Natal

Sandra Belchiolina sandra@arteyvida.com.br Natal De luz De espírito e alma De amor Natal Das esperanças…

3 dias ago

Paradoxos imponderáveis

Daniela Piroli Cabral contato@danielapiroli.com.br Para toda memória, há o esquecimento Para toda visão, há a…

4 dias ago