Quando, em 1840, o mundo perdia seu maior violinista, o genovês Niccolò Paganini (57); nasciam o fantástico escultor francês Auguste Rodin e o extraordinário compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski.
No Brasil, encerrava-se a Guerra da Cabanagem, que quase extinguiu o povo e a língua Tupi-guarani, no norte do País. Também ficou conhecido como o ano do Golpe da Maioridade, que elevou D. Pedro II, de 15 anos, ao trono do Brasil.
As comunicações davam um salto, com a criação, pelo americano Samuel Finley Breese Morse, da linguagem cifrada e do telégrafo com fios.
Nesse importante ano, Goiânia é reconhecida como cidade e funda-se Vitória da Conquista, na Bahia.
Até então, pouco se sabia das causas e dos possíveis tratamentos para as paralisias. Na maioria das vezes, o senso popularesco inferia tratar-se de “castigo divino”, “opróbrio pelos pecados” e outras crendices, como “tomar friagem”, pisar no chão frio, entre outros.
Num trabalho sério e consistente, o ortopedista alemão Jakob Heine e o pediatra sueco Karl Oskar Medin, definiram, pela primeira vez, a poliomielite como entidade clínica e seu caráter epidêmico, a Síndrome Heine-Medin.
Foi a primeira vitória consistente sobre esse mal que assolava pessoas em todo o mundo e que precisava ser contido o quanto antes.
Já se podia trabalhar na busca da eventual cura ou, pelo menos, dos processos mais seguros para a prevenção deste grande mal.
—
Mário Sérgio Rodrigues Ananias é Escritor, Palestrante, Gestor Público e ativista da causa PcD. Autor do livro Sobre Viver com Pólio.
Whatsapp: (61) 99286-6236
Instagram: Mario S R Ananias (@mariosrananias) • Fotos e vídeos do Instagram
Linkedin: (34) Mário Sérgio Rodrigues Ananias | LinkedIn
Site: Mário S. R. Ananias – Sobre Viver com Pólio (mariosrananias.com.br)
Silvia Ribeiro Tenho a sensação de estar vendo a vida pelo retrovisor. O tempo passa…
Mário Sérgio No dia 24 de outubro, quinta-feira, foi comemorado o Dia Mundial de Combate…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Depois que publiquei dois textos com a seleção de manchetes que escandalizam…
Wander Aguiar Para nós, brasileiros, a Tailândia geralmente está associada às suas praias de águas…
View Comments
Parabéns Mário Sérgio pelo brilhante trabalho de informação e conscientização da Poliomielite
Obrigado sempre nus alertando sobre assuntos relevantes
Parabéns Mário, pelo excepcional trabalho de informação e busca da conscientização das pessoas acerca da poliomielite.
Gostei que este artigo ressalta o ano de 1840 como um período de importantes marcos históricos e avanços significativos em diversas áreas.
Concordo com a visão do autor Mário Sérgio cumprimentando-o, ao destacar não apenas eventos culturais e políticos, mas também avanços científicos, como a identificação especialmente da poliomielite por Jakob Heine e Karl Oskar Medin. É inspirador ver como, mesmo diante de desafios e doenças devastadoras, a determinação humana em compreender e combater tais adversidades prevaleceu. Esta reflexão nos leva a valorizar o progresso conquistado ao longo dos anos e a incentivar a contínua busca por soluções para os problemas que ainda enfrentamos como sociedade.
Postagens sempre esclarecedoras. Lembro de quando eu era criança e um tio sempre falar que teve poliomielite e explicava sobre. Mesmo esse tio tendo doutorado na Europa e ser um grande acadêmico. Era um assunto que não era fácil de explanar. Vejo hoje pelas explicações do Mário Sérgio, uma grande evolução no tratar sobre o assunto.
Excelente e continue com essas excelentes explanações.
Interessante o contexto evolutivo de alguns acontecimentos versus a "ignorância" de como eram tratadas algumas doenças àquela época e que graças a estudiosos dedicados foi-se chegando a esclarecimentos científicos para elas.
Mário Sérgio, parabéns pelo trabalho...
Ótimo artigo com a contextualização histórica sobre o início da Poliomelite no mundo. Parabéns ao autor!
Parabéns pelo texto e esclarecimentos! Um abraço!
Muito boa a matéria.
Parabéns
Postagens sempre esclarecedoras. Lembro de quando eu era criança e um tio sempre falar que teve poliomielite e explicava sobre. Mesmo esse tio tendo doutorado na Europa e ser um grande acadêmico. Era um assunto que não era fácil de explanar. Vejo hoje pelas explicações do Mário Sérgio, uma grande evolução no tratar sobre o assunto.
Excelente e continue com essas excelentes explanações.
Curioso como tanta coisa importante aconteceu num período em que a evolução do conhecimento era num ritmo bem mais lento que o atual.
Parabéns pelas informações e pelo trabalho.