Categories: Mário Sérgio

Perigo! Perigo!

Mário Sérgio

Quando, em 1840, o mundo perdia seu maior violinista, o genovês Niccolò Paganini (57); nasciam o fantástico escultor francês Auguste Rodin e o extraordinário compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovski. 

No Brasil, encerrava-se a Guerra da Cabanagem, que quase extinguiu o povo e a língua Tupi-guarani, no norte do País. Também ficou conhecido como o ano do Golpe da Maioridade, que elevou D. Pedro II, de 15 anos, ao trono do Brasil. 

As comunicações davam um salto, com a criação, pelo americano Samuel Finley Breese Morse, da linguagem cifrada e do telégrafo com fios.

Nesse importante ano, Goiânia é reconhecida como cidade e funda-se Vitória da Conquista, na Bahia. 

Até então, pouco se sabia das causas e dos possíveis tratamentos para as paralisias. Na maioria das vezes, o senso popularesco inferia tratar-se de “castigo divino”, “opróbrio pelos pecados” e outras crendices, como “tomar friagem”, pisar no chão frio, entre outros. 

Num trabalho sério e consistente, o ortopedista alemão Jakob Heine e o pediatra sueco Karl Oskar Medin, definiram, pela primeira vez, a poliomielite como entidade clínica e seu caráter epidêmico, a Síndrome Heine-Medin.

Foi a primeira vitória consistente sobre esse mal que assolava pessoas em todo o mundo e que precisava ser contido o quanto antes. 

Já se podia trabalhar na busca da eventual cura ou, pelo menos, dos processos mais seguros para a prevenção deste grande mal. 

Mário Sérgio Rodrigues Ananias é Escritor, Palestrante, Gestor Público e ativista da causa PcD. Autor do livro Sobre Viver com Pólio.

Whatsapp: (61) 99286-6236

Instagram: Mario S R Ananias (@mariosrananias) • Fotos e vídeos do Instagram

Linkedin: (34) Mário Sérgio Rodrigues Ananias | LinkedIn

Site: Mário S. R. Ananias – Sobre Viver com Pólio (mariosrananias.com.br)

 

Blogueiro

View Comments

  • Parabéns Mário Sérgio pelo brilhante trabalho de informação e conscientização da Poliomielite

  • Parabéns Mário, pelo excepcional trabalho de informação e busca da conscientização das pessoas acerca da poliomielite.

  • Gostei que este artigo ressalta o ano de 1840 como um período de importantes marcos históricos e avanços significativos em diversas áreas.
    Concordo com a visão do autor Mário Sérgio cumprimentando-o, ao destacar não apenas eventos culturais e políticos, mas também avanços científicos, como a identificação especialmente da poliomielite por Jakob Heine e Karl Oskar Medin. É inspirador ver como, mesmo diante de desafios e doenças devastadoras, a determinação humana em compreender e combater tais adversidades prevaleceu. Esta reflexão nos leva a valorizar o progresso conquistado ao longo dos anos e a incentivar a contínua busca por soluções para os problemas que ainda enfrentamos como sociedade.

    • Postagens sempre esclarecedoras. Lembro de quando eu era criança e um tio sempre falar que teve poliomielite e explicava sobre. Mesmo esse tio tendo doutorado na Europa e ser um grande acadêmico. Era um assunto que não era fácil de explanar. Vejo hoje pelas explicações do Mário Sérgio, uma grande evolução no tratar sobre o assunto.

      Excelente e continue com essas excelentes explanações.

  • Interessante o contexto evolutivo de alguns acontecimentos versus a "ignorância" de como eram tratadas algumas doenças àquela época e que graças a estudiosos dedicados foi-se chegando a esclarecimentos científicos para elas.
    Mário Sérgio, parabéns pelo trabalho...

  • Ótimo artigo com a contextualização histórica sobre o início da Poliomelite no mundo. Parabéns ao autor!

  • Postagens sempre esclarecedoras. Lembro de quando eu era criança e um tio sempre falar que teve poliomielite e explicava sobre. Mesmo esse tio tendo doutorado na Europa e ser um grande acadêmico. Era um assunto que não era fácil de explanar. Vejo hoje pelas explicações do Mário Sérgio, uma grande evolução no tratar sobre o assunto.

    Excelente e continue com essas excelentes explanações.

  • Curioso como tanta coisa importante aconteceu num período em que a evolução do conhecimento era num ritmo bem mais lento que o atual.
    Parabéns pelas informações e pelo trabalho.

Share
Published by
Blogueiro

Recent Posts

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

11 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

17 horas ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

1 dia ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

2 dias ago

Assumir

Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…

3 dias ago