As orquídeas daqui de casa floriram em setembro. Todas elas desenvolveram botões que desabrocharam em flores. Na maior parte do ano, elas são hastes vazias, depenadas. Parecem mortas, hibernantes, não fossem as folhas verdes e largas de sua base.

Um dia, elas formam botões que evoluem para um espetáculo de pétalas. Este dura pouco tempo. Dois meses, algumas semanas. Para depois adormecerem novamente.

Há muitas coisas na vida que se comportam dessa forma. Que passam a maior parte do tempo em vigília. Que mostram exuberância em um único e derradeiro momento. Em todos os outros, exibem-se ordinárias.

Assim também são muitas pessoas. Como o herói que salvou a criança, conforme informava o jornal outro dia. Era um homem comum, passante da avenida. Ao perceber o perigo, pôs-se alerta, correu, agiu e recuperou uma vida. Tudo porque estava ali, naquela hora. Provavelmente, fazendo coisa alguma que importasse. E de repente, muda. Ele salva uma pessoa, restaura uma família. Tornou-se um herói para todo o sempre.

Isso me mostra que aqueles momentos considerados medíocres, talvez insossos e sem brilho ocultam potenciais imensos. Em uma palavra que se diga, em um gesto que se faça. Ou mesmo em algo ruim que se deixe de fazer enquanto isso. E assim, tudo passa a importar, inclusive o que parece chocho e desmaiado.

Talvez por isso, possa-se aprender a se ter paciência. A não querer o foco o tempo todo em si mesmo. A não ansiar diariamente pelo brilho. A acolher a calmaria e o silêncio que precedem qualquer explosão maior de alguma coisa.

Gosto muito dos hiatos porque neles permaneço pela maior parte do tempo. Não são os dias mais vistosos, mas são os que precedem e preparam. 

 

Blogueiro

Share
Published by
Blogueiro

Recent Posts

Dezembriar

Silvia Ribeiro Então é dezembro. Hora de pegar a caderneta e fazer as contas. Será…

30 minutos ago

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

19 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

1 dia ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

2 dias ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

3 dias ago