O primeiro réveillon do ano tem festa. O segundo tem ressaca de carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas, a partir do meio dia, 2023 começa de fato no Brasil. Não precisa ser vidente ou cartomante para saber que será um período de grandes desafios para o país e para o povo.
Por outro lado, a expectativa tem sido muito alta em relação ao governo federal. Sempre ele! Parece que Lula manda em tudo e que os prefeitos e governadores são apenas figuras ilustrativas nos municípios e Estados, naquele esquema de “tem que ter alguém ali”. Mas a cobrança tem endereço único: Brasília.
Seria bom se as pessoas entendessem que temos prefeitos e governadores, bem como vereadores e deputados estaduais; e também que as grandes mudanças que chegam ao Congresso Nacional costumam começar dentro das casas, com pequenas alterações na rotina. Quantos atropelos seriam evitados se tudo começasse na hora marcada e se os presentes chegassem no tempo certo, por exemplo?
Se um faz e dá certo, a receita ganha em proporção. O vizinho vê e gosta. Lá na empresa, os colegas logo testam e o chefe acaba percebendo a pequena mudança que faz toda a diferença para o resultado. Da mesma forma nos relacionamentos.
Coisas boas precisam prosperar, se multiplicar. Porque são elas que transformam, motivam e fazem qualquer projeto crescer. Com o país funciona do mesmíssimo jeito. Começam nas cidades, chegam na esfera estadual e podem gerar ganhos para todos, país afora.
Chega de terror, fanatismo e mentiras. Chega de alarmismo vazio em nome apenas de poder. Com medo ninguém anda! O momento é de dar o passo para frente, acreditar e praticar os melhores valores, pois são eles que movem o mundo e fazem as vidas terem sentido real.
Sem direito a fogos de artifício ou roupas brancas esvoaçantes para atrair a boa sorte, vai restar o sol do meio dia ou a chuva que já se transformou em companheira dos moradores de Belo Horizonte. E a ressaca dos dias de folia tão aguardada.
Que este 2023 que começa de fato daqui a dois dias seja um divisor de águas para o Brasil e para a vida do povo!
Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…
Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…
Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…
Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…
Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…
Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…