Categories: Sem categoria

De volta ao prumo

Luciana Sampaio Moreira

Chega de falar de gente estranha, de causa inexiste e de bater palma para doido dançar. Como meu amigo, o jornalista Tom Paixão, também vou mudar de rota nos textos e também nos pensamentos. Não dá para gastar energia com mortos vivos! 

Embora não seja uma entusiasta, a Copa do Mundo começa esta semana. Para além da competição futebolística, com times de todos os cantos do mundo, o evento é uma oportunidade para o encontro. E, de forma inédita, esse tem que ser o ponto alto da festa, sem julgamentos ou comentários sobre o país-sede, sobre o uso político da camisa da CBF ou sobre todo o resto que, nos últimos anos, desuniu famílias, equipes e, por escala, o país.

No retrato tudo é lindo e perfeito. Já na vida corrida do dia a dia não. As pessoas são diferentes e não são obrigadas – a não ser em uma relação ditatorial – a concordar com tudo. Há disputas e antagonismos. No entanto, há que se resguardar a união, aquele sentimento que está acima de todos os outros e que confere força ao espírito de coletividade.

E é isso que o Brasil precisa recuperar o quanto antes para, literalmente, andar para frente e retomar a sua posição de destaque no cenário mundial. Hoje, para além do futebol e do samba, há diversas competências nacionais positivas que devem ser valorizadas internamente, para que sejam reconhecidas pelos outros países.

Dessa forma, o futebol, esporte mais popular do mundo, é um forte aliado para que a população se reencontre nos chamados territórios neutros, onde a conversa torna-se mais leve e menos “regada” a preconceitos e ideias pré-concebidas que em nada têm contribuído para o país, falando apenas em termos macro.

Talvez desses encontros renasça a amizade rompida, o sentimento de carinho e de respeito que é fundamental dentro de casa, na equipe de trabalho, no grupo de amigos e nas relações interpessoais. Com ou sem o Hexacampeonato, o que eu espero é que o clima esteja mais aprazível para que 2023 comece com outro astral, de leveza e mudanças para melhor!

 

*
Curta: Facebook / Instagram
Blogueiro

Recent Posts

Feliz Natal

Mário Sérgio Todos os preparativos, naquele sábado, pareciam exigir mais concentração de esforço. Afinal, havia…

10 horas ago

Natal? Gosto não!

Rosangela Maluf Gostei sim, quando era ainda criança e a magia das festas natalinas me…

16 horas ago

Natal com Gil Brother

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Com a proximidade do Natal e festas de fim de ano, já…

1 dia ago

Cores II

Peter Rossi Me pego, por curiosidade pura, pensando como as cores influenciam a nossa vida.…

2 dias ago

Corrida contra o tempo em Luxemburgo

Wander Aguiar Finalizando minha aventura pelo Caminho de Santiago, decidi parar em Luxemburgo antes de…

2 dias ago

Assumir

Como é bom ir se transformando na gente. Assumir a própria esquisitice. Sair do armário…

3 dias ago