Reprodução/TV Brasil

Arnaldo Jabor, que morreu nesta semana, foi um grande cineasta brasileiro conhecido pelos seus pitacos na televisão. Vai dizer que o seu nome não está mais associado aos seus comentários pirotécnicos no Jornal da Globo (certa feita, ele cheirou cocaína ao vivo — era açúcar) do que a filmes importantes, como “Toda Nudez Será Castigada” e “O Casamento”, ambos adaptados da obra de Nelson Rodrigues?

Afirmo isto com pesar: a despeito do inegável talento do Jabor cineasta, o que vem à memória, ao menos de minha geração, é o seu lado menos favorecido, o Jabor da opinião.

Jabor da opinião era polêmico, ácido e, muitas vezes, infeliz. Já defendeu a pena de morte, descredenciou, de forma leviana, os manifestantes que pediam a redução da tarifa de ônibus, em 2013 (‘são filhos de classe média’, bradou) e foi amistoso com o governo de Michel Temer.

Mas o que verdadeiramente doeu em mim foi quando o Jabor da opinião proferiu absurdos contra o gênero musical heavy metal — e isso eu não perdoo.

O comentário (https://www.youtube.com/watch?v=9WZ9Ks-OlLE) se deu em dezembro 2004, um dia após o assassinato do gênio, insuperável, lendário guitarrista Dimebag Darrell, cujo apelido, como ironicamente destacado pelo jornalista William Waack (outro, com quem tenho o pé atrás), antes de passar a palavra ao Jabor, pode ser traduzido como “trouxinha de maconha”.

Em síntese, Jabor defendeu que a música pesada incita violência, e que a violência havia se voltado contra o músico. Isto é, na lógica do Jabor opinião, Darrell mereceu ser fuzilado enquanto se apresentava ao vivo.

Eu até tento lembrar de Jabor pelo seu talento e contribuição com o cinema brasileiro. Mas é o Jabor da opinião de quem eu não esqueço.

*
Curta: Facebook / Instagram
Guilherme Scarpellini

Share
Published by
Guilherme Scarpellini
Tags: Opinião

Recent Posts

Fiel

Silvia Ribeiro Antes de mais nada seja fiel ao que você sente. Se você está…

14 horas ago

Esquina do medo

Mário Sérgio Nascer no interior, ainda que numa cidade cuja existência se deu a partir…

1 dia ago

Os Olhos Claros de João

Parte III Rosangela Maluf Cheguei em Milagres. Fany foi me pegar na rodoviária. Ela e…

2 dias ago

Anistia

Tadeu Duarte tadeu.ufmg@gmail.com Nesse momento de grande polarização política é preciso que os homens públicos…

2 dias ago

Caminhada

Peter Rossi Estamos na cidade de Campos do Jordão. Apesar do tempo estar muito frio…

2 dias ago

Sagrada Família

Wander Aguiar A Sagrada Família de Barcelona é uma das igrejas mais emblemáticas do mundo,…

3 dias ago