Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Virando a chave para a Libertadores

Com esse louco calendário, disputando quatro ou cinco competições por ano, o Galo terá hoje pela frente – talvez – o mais forte concorrente do grupo H em busca do segundo maior título sul-americano. O Cerro Portenho, ao longo dos tempos, sempre foi um adversário encardido quando pegou o nosso time. Nos proporcionou empates e até derrotas inesperadas que nos detonaram nesta mesma Copa Libertadores.

Foi assim em 1981, quando obrigou aquela partida extra com o Flamengo e possibilitou a CBF e Wright promoverem a maior vergonha do futebol mundial de todos os tempos. Recentemente, sob o comando de Levir Culpi, perdemos aqui e no Paraguai, sendo eliminados ainda na fase de grupos do torneio. Chegou a hora de dar o troco.

Como disse aqui no domingo, na nossa resenha pós-vitória sobre o Tombense pelo Mineiro, o time de Cuca começa a dar mostras de melhor entrosamento dentro do campo. Algumas situações ainda merecem debate e melhor avaliação pelo comando técnico do Galo. Sistema defensivo, tanto na lateral direita quanto de companheiro de zaga para Alonso. Ainda estamos vulneráveis na cabeça de área, onde o profissional escalado chegou a renunciar a camisa de número 5. O treinador anunciou uma conversa com Tchê Tchê.

Essas três posições, ao que estamos acompanhando, são nossas preocupações. Talison, defendido por muitos, foi cedido ao Londrina. Agora é seguir com Mariano, que vem ganhando o duelo com Guga; Rabello ou Réver no miolo da zaga; esperar por Jair (que é hospede do DM) ou Neto (que está com COVID), sobrevivendo aos sobressaltos do coração com Allan e esse Tchê Tchê.

Nas demais posições, quero crer que o treinador não promoverá surpresas. Everson – sem Rafael e Matheus Mendes ainda ganhando confiança própria –, Alonso e Arana. No meio, ainda sem Zaracho, vamos seguramente com Nacho. Já lá na frente, tendo Savarino e Keno dos lados, ficou evidente que o comando do ataque é do Hulk.

Ele e Nacho, com enredos semelhantes, são praticamente unanimidades na boca do Torcedor. Refiro-me ao fato de que ambos foram protagonistas daquilo que convence ao Atleticano. Se frente ao Tombense Hulk deu assistência, sofreu a penalidade e marcou um dos gols, o mesmo ocorreu com Nacho na sua estreia pelo Galo frente ao Coimbra. Assistência ao Rabello, pênalti convertido pelo Hulk e marcação de um dos gols.

Uma vitória hoje, preferencialmente convincente, irá encaminhar a classificação na competição e devolver a confiança ao Atleticano. Diretoria, comando técnico e elenco sabem disso. Então, vou ao Mineirão seguro que – a exemplo do último sábado no Independência – o time do Galo vai mostrar ainda mais evolução. E, assim, ainda que lentamente – e temos pressa –, convencerá ao mais pessimista dos últimos tempos. Foi dessa maneira, que em 2013, avançamos e conquistamos essa mesma cobiçada Copa Libertadores.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Virando a chave para a Libertadores”

  1. Caros,

    Dá-lhe CUCA, contra tudo e contra os aVEcoeLHACOS! Passar o trator no cuelhim semana q vem, se quiser, se num quiser q venha o Marilândia! Viva a MARILÂNDIA, graças a Deus por vc existir, verdade seja dita!

    Cuca tá arrumando com o q tem a bagunça deixando pelas VIÚVAS. Sampaoli em si fez um trabalho razoável, mas ñ resistiu à NOTA bem cantada da Marselhesa…Sampaoli na verdade ñ soube gastar os cifrões q NOSSOS MECENAS lhe colocaram à mão…CUCA com nada já trouxe um jgador VENCEDOR, o Tchê Tchê, campeão com o PORCO.

    O q precisamos, de REFORÇO, é de jogador VITORIOSO, q saiba o caminho das pedras, FATO! Chega de reforço MEIA BOCA, jogador de SPA e jogador caçador de independência financeira, CRUZES!!! REFORÇO é REFORÇO o resto é conversa de VENDEDOR jabazeiro, Oh TURMINHA atoa, CRUZES! Os Mecenas e RG e etc são os IDOLOS dessa turma (adoradores de VENDER VENDER VENDER!)

    O Br vem aí!!! Dá-lhe CUCA!!! Dá-lhe RUBÃO (esse, sim, O Patrão!) QUEREMOS O BR!!! Rubão, fi, ce tá na casa do lado de lá, q mais queres na vida, deixar tudo pros Meninis e pros adoradores de TROCADOS! Cruzes! Revolucionar a MENTALIDADE, Rubão, tá na hr, ñ haverá outra hr! Vc é O Cara, junto com o GRANDE CUCA!, o maior junto com TELÊ = trazer O BRASILEIRO!!!

    LIBERTADORES, Rubão, é treino de LUXO!! Mineiro é OBRIGAÇÃO! Brasileiro é HONRA, panteão maior!

    Vamos q vamos!!! É ESSE, agora ANO VAI!!! Sem LERO LERO!!! VIVA A democracia Atleticana!!!

    Abs!

  2. Se Alan Franco for pior que Alan então que deixe o Galo. Por que na minha opinião, esse Alan até hoje não justificou a que veio. SÓ JOGA PRA TRÁS, o time não desenvolve. E tem marcado muito mal também. Outro que tem falhado é o tche tche.
    Os volantes para hoje são Tche tche (por falta de opção) e Alan Franco. Pena que o zaracho machucou no seu melhor momento.
    O jogo de hoje é para o Hulk. Um chute de fora da área. 1X0 Galo

  3. Bom dia Eduardo! Só tremo até a base de ver este Allan no meio de campo. Tomara que queime minha língua! O Tchê tchê nos dois jogos que entregou não estava mal. Só faz escolhas erradas. Agora com este Allan, nosso meio campo vira aquela avenida! Mas vamos ganhar assim mesmo!

    1. Também tenho meus receios com esse Tchê Tchê, pelo que ele tem nos brindado até o momento, mas tremer não é do lado de cá da lagoa. Tomara que esse jogador justifique logo sua indicação, vamos todos aplaudir!

  4. Bom dia! Não esperemos um jogo com muitas facilidades. Times Paraguaios são sempre muito difíceis de serem batidos, porque montam uma defesa bastante sólida e não tem vergonha de dar chutões e abusar da força física. Será necessário paciência, calma e, acima de tudo, competência no setor de defesa e no ataque, as chances que surgirem devem ser convertidas. O Galo enfrentará hoje, o adversário mais complicado, até o momento. Esperamos uma boa atuação, porque a partida será fundamental para a manutenção dos bons ventos que começam a soprar em favor do Clube Atlético Mineiro. Saúde para todos nós!

  5. P.S
    Não precisa publicar este comentário se não quiser.
    Mas em pleno dia de Libertadores, as primeiros comentários aqui são de cornetas e pessimistas.
    Além da barba meu ilustre escriba, você também tem que ter o saco do papai noel. O povo chato esse povo de internet.
    Torcedores modinhas e que só aceitam vitória com excelência.
    Cadê aquela torcida do Galo que carregou o time nas costas quando caímos em 2006 , aquela torcida que deu força para R10.
    Essas pessoas só sabem ver defeitos e já começam o dia praguejando e torcendo para dar errado, pois ai elas terão razão, talvez é o único momento que terão razão é cornetando o time até uma hora da errada.Guerreiros dos teclados
    Exigentes ao extremo e infelizes ao meu modo de ver.
    Não entenderão que o Galo sempre será nosso amor maior, independente de qualquer coisa.
    Claro que eu quero ganhar, claro que quero ser campeão mas antes de tudo. Quero time competitivo.
    Mas antes de tudo, sou Galo doido
    Forjado na dor e no Amor
    Grande abraço e Bora meu Galo
    Faz a Massa feliz

  6. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Eu fico vendo o que o crespo está fazendo no São Paulo: três zagueiros para viabilizar o aproveitamento do Daniel Alves na lateral vez que pela idade ele não tem condições de ficar correndo atrás de jogador jovem. Será que o nosso bravo técnico não poderia fazer o mesmo no Galo, escalando o Tchê e Arana como Alas . No meio o Alan Franco, Zaracho, NASCHO. No ataque: Savarino, Hulck e Tardelli.

  7. Jogue, joguem, joguem por nós! Até que vocês, jogadores cordeiros, virem leões!!!

    Adaptação de uma frase que vi no filme Robin Hood (2010), dirigido por Ridley Scoth, com Russel Crowe no papel principal.

    Vai Galoooooo!!!!!

    1. Boa Teobaldo, foi minha frase do dia…

      JOGUEM POR NÓS!!!!!

      OBS.: o adversário de bobo não têm nada, então, todo cuidado é pouco.

  8. Bom dia E. Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.

    Disputar campeonatos importantes (a nível nacional, continental e mundial) é isso: cada jogo é uma decisão.

    Se o time jogar bem focado e centrado vencerá com autoridade.
    O time do Galo ainda não está (na minha opinião) com 70% de conjunto consolidado, nem com as ‘peças ideais’ ocupando as posições que nos preocupam.
    Mas está evoluindo… se ajustando!

    Não podemos sequer pensar em empate. Temos que vencer nem que seja de 1×0.
    Estou bem confiante na vitória!

    “Aqui é Galo”!!!

  9. Bom dia,

    Nesta fase o resultado deste jogo poderá determinar nossa classificação, então mesmo que o futebol não convença, que venha os três pontos.
    Se o Hulk esta entrando em forma, espero que o Keno, Alonso e Arana também voltem a jogar o que jogaram em 2020, Keno com a ressalva que em 2020 viveu de lampejos, então espero que hoje retome .
    Boa notícia é o retorno do Neto aos treinos, ainda vejo ele como a solução para a posição de primeiro volante, possui excelente passe, o que pode ser o diferencial para melhorar nossa saída de bola.
    Todos os indícios nos leva a crer que o Cuca já desistiu do Alan para essa posição, Tchê Tchê também apesar do bom passe e boa visão de jogo, já demonstrou não ser bom marcador, então vamos ver se no sábado o Cuca testa o Neto ao lado do Alan Franco, seria muito legal de se ver.
    A diretoria esta se mexendo para emprestar jogadores da base, creio que deveria é dar um destino ao Vargas, Sasha e Tardelli, ganham muito para ficar acumulando lugar no banco de reservas, eu ficaria com apenas um dos três e subiria o Felipe Felício para ser a terceira opção.
    O empréstimo do Tálison ficou claro que poderemos ter um excesso de Tchê Tchê, se não der de 2º volante vai de 1º e se não der, vai de lateral……… te cuida Everson que o Tchê Tchê está na sua sombra, abra o seu olho.
    Torcer hoje para não ficarmos esperando pela ultima rodada para definir essa classificação, vamos Galo.
    Boa terça feira e bom jogo a todos!

  10. Frase do Dia:
    – Joguem por nós!!!!!

    Recado do Dia:
    – A torcida Atleticana não exige de nenhum jogador, amor ao Clube, mas não abre mão de raça, vontade, profissionalismo e respeito a nossa centenária e gloriosa camisa alvinegra dentro de campo!!!!!

  11. Frase do Dia:

    – Joguem por nós!!!!!

    Recado do Dia:

    – A torcida Atleticana não exige de vocês jogadores, amor ao Clube, mas não abre mão de raça, profissionalismo e respeito a nossa centenária camisa alvinegra dentro de campo!!!!!

  12. Bom dia a todos. Será que o Talisson não serve pro projeto dos 30% do elenco vindo da base, porquê seu passe pertence ao Galo e não a empresários? Só o Londrina, o Ruimariano e o péssimo Guga têm a ganhar com isso. Soco no estômago essa. Ainda temos que suportar o mão de alface ocupando vaga do “Muleque Monstro”, vulgo MM ou Matheus Mendes. E eu me pergunto: cadê zagueiro e volante? Quero quero num quero não!

    1. Creio que é o Cuca cavando vaga para o Tchê Tchê na lateral. AFF
      E por falar em Everson, sugiro cuidado a ele e ao MM porque o Tchê Tchê vem aí.

  13. Bom dia xará e amigalos!
    É de se esperar um GALO de briga contra os paraguaios. Não será um jogo fácil. Cerro é uma equipe chata e já demonstrou isso nos últimos confrontos com nosso time. GALO tem que impor ritmo intenso desde o início marcando o adversário em seu próprio campo. Hulk tem que chamar a responsabilidade pra si. A defesa preocupa assim como Tchê Tchê e seus apagões. Libertadores é superação além da técnica. Se o GALO assimilar isso sairá com os três pontos. 1x 0 pra nós seria goleada!

    1. Boa tarde,

      Para mim e quem gosta de criticar o Everson e seus gols de longe. Sugiro rever o último jogo do Galo x Cerro porteño em 2014.
      Meudeusdoceu como pode errar tanto e tomar tantos gols e ainda ser santo. Jesus.

  14. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Esse Cerro Portenõ não me aprece um time de primeira linha e que venha a representar perigo para o Atlético. quando perdemos para esse time sob o comendo de Levir Culpi , o time do Atlético era uma bagunça dentro de campo – é e só lembrar dos gols que levamos lá no Paraguai , algo que parecia ser um jogo de pelada sem qualquer tipo de tática ou compromisso como resultado. Lembro até de um gol deles que saiu de uma trombada entre Vitor e um zagueiro. se realmente o Atlético almeja disputar o título da libertadores tem que atropelar esse time paraguaio. Jogar com dedicação e fulminar o adversário de forma consistente e convincente. O time vem crescendo e tudo levar a crer que teremos uma grande vitória. O momento esta bastante favorável , pena não podermos contar com o Zaracho. Saudações Atleticanas

  15. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.
    Com a mudança no jogo final da Libertadores que passou a ser em partida única, o número de jogos para ser campeão passou a ser treze. E TREZE É GALO.

    E ficou mais fácil. Depois da partida de hoje só faltarão dez jogos para chegarmos lá.

    Quanto ao jogo de hoje não tenho mais do que esperança. Confiança é coisa para partilhar entre amigos e não vejo nesse time do Galo nada que possa parecer amizade. Só profissionais e o profissionalismo monetário. Criticar jogadores também não faço mais a não ser para incentivá-los a me contradizer como o Guga, Hyoran e Hulk fizeram sábado. Desse modo, vou começar a criticar o Keno e o Savarino, dois lero-leros que não conseguem dar um passe, fazer um cruzamento ou acertar uma finalização ao gol. Cremdeuspai, que dupla horrorosa.

    Esse time do Galo, desde que o atual treinador chegou, só joga por superstição. Santinha, medalhinha e terço em baixo das traves. O terço está segurando a titularidade do goleiro, mas não segura um bola chutada de longe. Precisa ser calibrado.

    E lá vamos nós para mais uma batalha típica da guerra do Paraguai.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, REZANDO COMO NUNCA E GANHANDO COMO SEMPRE.

  16. Se não for na técnica, que seja na base da ‘Galopeira’ versão mineira pra vencer o time paraguaio. Melhor mesmo é se for um baile atleticano no salão de festas!! Vammmmoooo Gaaaaalllooooo!
    “Pra matar minha saudade, mineirão eu voltarei…” ô vontade de ir no campo. pqp!

  17. Bom dia a todos!
    Que hoje à noite o time do Galo nos proporcione uma vitória sem sustos, se não for pedir demais. Caso contrário, que venha a vitória mesmo com sustos, o importante será os três pontos.

  18. Confiando totalmente no craque CLOROFILA !

    Se soltar dois ou três petardos como aquele de
    sábado ,pelo menos um entra .

    E vamos torcer para que o Allan deixe o Ignacio
    pegar na bola .

    Eu acredito ! Caiu no Horto ‘tá morto , apesar
    de ser no Mineirão ! Aqui é Galo ! Quando ‘tá
    valendo , ‘tá valendo .

    Pronto !
    Estou com as armas da torcida daquele 2013
    Quanto ao time …..

  19. Bom dia, prezados atleticanos

    O Cerro é um adversário tradicionalmente difícil. Em 2019, eles ganharam em BH por 1×0 e depois golearam no Paraguai por 4×1. Estes resultados contribuíram para a nossa eliminação da LB ainda na fase de grupos.

    Vamos torcer para que, hoje, uma melhor história seja reescrita. Nosso elenco está mais qualificado, comparado ao de 2019. Só que precisa provar isso, se impondo em campo. A vitória dará moral pela liderança isolada.

    Uma sugestão: Alan Franco deveria entrar jogando como um dos volantes. Vencer em casa, Gaalllôôô.

  20. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS
    Hoje é aquele dia feliz
    Ansiedade o dia todo para o jogo do Galo mais amado do mundo
    Bora meu Galo
    Faz a Massa Feliz
    Grato pela sua simples existência Galão da Massa
    Bica Bicudo

  21. bom dia Eduardo e massa. se não for meu engano somos freguês desta equipe paraguaia que quebra este tabu hoje. logo preparamos o coração com entregador tchê tchê perninhas e péssimo allan. nem vou comentar sobre estes jogadores da base estes incompetentes que mandam e remandam no galo não gostam da base simplesmente entupiu o galo de refugos milionários e emprestam jogadores da base para equipes de 2 e 3 divisão. aliás o keno bichado está na hora de mofar no banco de reservas simplesmente não esta joga nada. vamos jogar contra uma pedreira então galo abre o olho.que venha os 3 pontos. vai galooo.

  22. Fico apreensivo com Allan e Tche Tche no meio. Tomara que o restante do time compense. Nosso histórico contra o Cerro é bem ruim, os jogadores tem que entrar com espírito de libertadores

  23. Bom dia!
    Apesar de Cuca, Allan, Tchê Tchê, Guga…vai pra cima deles Galooo!
    Acho que é isso é que é torcer contra o vento. Creindeuspai!!!

    1. GALO ROBERTO

      experiência impar !!!
      Engraçado demais da conta .

      Acho que Drumond teve uma visão do
      futuro ao descrever um dos mais belos
      sentimentos da torcida atleticana .

    2. Boa tarde amigos de Galo. Alan e Tchê Tchê , displicência total, parece que estão jogando torneio de futebol amador, que Deus proteja NOSSO GALO. Continuo não entendendo porque o Cuca não está dando oportunidade aos garotos que estavam se destacando com o Lucas Gonçalves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *